Unipar Guaíra integra ações da campanha Agosto Lilás

Publicado em 1 de Setembro de 2023 às 10:46

Mobilização é alusiva ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher

A campanha Agosto Lilás tem como objetivo combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, aumentando a conscientização sobre o assunto e ampliando o conhecimento sobre os dispositivos legais existentes para auxiliá-las, além de esclarecer as várias formas de violência doméstica e os direitos das mulheres.

Neste contexto, a Universidade Paranaense – Unipar/Guaíra, por meio do Programa Institucional de Atenção ao Estudante (PIAE), Unidade de Pronto Atendimento Ambulatorial de Enfermagem (PAAE), e parceria com o Conselho Comunidade de Execução Penal da Comarca de Guaíra, desenvolveram uma ação oportuna. Acadêmicos do 5º ano de Enfermagem confeccionaram mural ilustrativo, realizaram a distribuição de folders informativos do CEVID/TJPR, disponibilizaram cartazes e visitaram salas de aulas de diferentes cursos divulgando o assunto, formas de agressão e canais de denúncia.

O curso de Estética ofereceu designer de sobrancelhas para as mulheres do bairro Eletrosul. À frente desta atividade esteve a esteticista Carol Mattos, acadêmicos do 3º ano e Câmara Municipal de Guaíra.

LEI

A Lei Maria da Penha (n.º 11.340), sancionada em 7 de agosto de 2006, visa proteger a mulher da violência doméstica e familiar. O nome escolhido é uma homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que foi vítima de violência doméstica por 23 anos e ficou paraplégica depois de uma tentativa de assassinato realizada por seu ex-marido.

FORMAS DE VIOLÊNCIA

Há cinco tipos principais de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

DENUNCIE

O aplicativo 190 PR é uma plataforma da Polícia Militar pioneira no Brasil, que possibilita o acionamento de emergência sem ligação telefônica. Com o aplicativo é possível registrar acidentes de trânsito, perturbação de sossego, violência doméstica, entre outras ocorrências.

Também é possível registrar Boletim de Ocorrência de Violência Doméstica e Familiar contra mulher pelo site: policiacivil.pr.gov.br/BO

Disque 180 ou salve o número (61) 99610-0180 na agenda do celular. Se o crime está acontecendo no momento ou ocorreu há pouco, a vítima deve acionar a Polícia Militar pelo 190 ou comparecer à Delegacia da Polícia Civil.

Última atualização em 1 de Setembro de 2023 às 11:08