Atividades aproximam formação acadêmica, mercado e setores produtivos de Cianorte
A Universidade Paranaense (Unipar), campus Cianorte, realizou no dia 19 de novembro, nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Cianorte (ACIC), a entrega dos certificados do Top of Mind Universitário 2025, iniciativa que reconheceu as empresas mais lembradas pelos estudantes em diferentes segmentos de consumo.
A ação integra a atividade prática da disciplina de Mercadologia, conduzida pelo professor Thiago Garcia Martins, com participação de 24 acadêmicos do 1º ano do curso de Administração. Aplicada em setembro de 2025, a pesquisa teve como objetivo analisar o comportamento de consumo dos universitários e identificar, de forma espontânea, as marcas mais presentes no cotidiano dos alunos.
Conforme destacou o professor Thiago, vivenciar um processo real de pesquisa amplia a experiência formativa dos estudantes e estreita os laços entre universidade e setor produtivo. Segundo ele, “quando o aluno participa de todas as etapas da pesquisa, da coleta à devolutiva, desenvolve competências essenciais para sua atuação profissional, ao mesmo tempo em que fortalece a integração com o comércio local”.
Durante a cerimônia, as empresas mais lembradas pelos acadêmicos foram anunciadas e homenageadas com o Certificado Top of Mind Universitário 2025. Estiveram presentes representantes de empresas premiadas, empreendedores, alunos, professores da Unipar e dirigentes da ACIC.
Na mesma data, os alunos do 3º ano de Processos Gerenciais apresentaram os resultados do projeto prático da disciplina de Marketing Digital, desenvolvido em parceria com os Núcleos Setoriais do Programa Empreender da ACIC. A atividade desafiou os estudantes a elaborar planos completos de comunicação e estratégias de presença digital para quatro núcleos: Automotivo, Mulher Empresária, Cultura e Artes, e Academias.
Cada grupo realizou reuniões de briefing com os coordenadores dos núcleos para identificar demandas, objetivos e perfis de público e, a partir desse diagnóstico, desenvolveu materiais e propostas que contemplaram a definição de posicionamento institucional e da descrição profissional da bio, o estudo do público-alvo e a construção de uma linha editorial, além da elaboração de sugestões de conteúdos periódicos acompanhadas de um calendário de postagens, estratégias de fortalecimento da imagem digital e a criação de pacotes de templates personalizados para utilização nas redes sociais.
De acordo com a coordenação do curso, o projeto proporciona aos estudantes uma vivência direta com desafios contemporâneos da comunicação digital, permitindo que a prática acadêmica gere contribuições concretas aos setores produtivos locais.