Unipar encanta convidados com Concerto de Natal

Publicado em 27 de Dezembro de 2022 às 09:20

Foram dois grandes eventos, destinados a comemorar com a comunidade acadêmica e com a sociedade cascavelense

As celebrações de fim de ano abrilhantaram a Universidade Paranaense – Unipar, em Cascavel. Dois belos espetáculos foram realizados para marcar com festa o Natal.

Com direito a Papai Noel, a comunidade acadêmica teve a honra de prestigiar a cantata natalina regida pelo maestro Jocimar Silva, reunindo vários coros: Membra Vocal, Grupo Vocal Mariage, Coral Harmonia, Coral da OAB e Coral Elas Cantam.

O repertório incluiu Noite Feliz, Anoiteceu, Sapatinho, White Christmas, entre outras canções. “A música é libertadora; quem canta alegra a alma”, afirma Silva, maestro da Membra Vocal.

Outra grande noite foi aberta à sociedade cascavelense - Christmas in Concert, apresentação da Membra Vocal e Orquestra de Câmara de Cascavel, sob a regência do renomado maestro Israel Menezes, que já conduziu coros mundo afora – França, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Egito e Armênia.

O Medley de Natal trouxe uma programação diferenciada: Fauré – Cantique de Jean Racine, Handel – Ombra Mi Fu, com a solista Cristina Miura, C. Franck – Panis Angelicus, Adeste Fideles – melodia do século XVII, A. Adams – Minuit Chretiens, com as solistas Greice Strujak e Renata Gonçalvez, S. Saëns – Tolitte Hostias, e Handel – Aleluia do Oratório Ô Messias.

O diretor da Unidade, professor Raphael Sahd, recepcionou a todos, ressaltando o significado maior do Natal e a importância da família. Também enalteceu o papel da cultura enquanto propulsora do conhecimento.

No evento, o Instituto Kahal Música e Artes certificou novos músicos. Na direção geral, Gislayne Dal Berto fez a apresentação dos alunos que concluíram o curso de canto com o professor Jocimar Silva. O evento contou com o prestígio do secretário de Cultura de Cascavel, entre outras autoridades militares.

“Esse Concerto de Natal traduz um movimento intenso que existe no mundo inteiro, em povos de orientação cristã, com o famoso repertório natalino, tocado em todos os lugares do mundo e existe algumas peças especiais, lindas”, frisou o maestro Menezes.