São de 90 oficinas realizadas nos municípios de Barra do Jacaré e Quatiguá
A Universidade Paranaense (Unipar) está participando da edição 2025 da Operação Rondon Paraná, onde promove ações comunitárias em duas cidades do Norte Pioneiro do Estado. Desde o dia 10 de julho, 20 acadêmicos dos sete campi da instituição, acompanhados por quatro professores monitores, estão atuando nos municípios de Barra do Jacaré (2.814 hab. - IBGE 2022) e Quatiguá (8.099 hab. - IBGE 2022) e já executaram mais de 90 oficinas. A ação é realizada em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e faz parte de um programa do Governo do Estado do Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR).
A chegada das equipes ocorreu inicialmente em Jacarezinho, cidade sede da operação. No dia 11, os grupos se deslocaram para as localidades onde permanecem até o dia 20 de julho, período dedicado à realização das oficinas. Após essa data, as equipes retornam a Jacarezinho para as atividades de encerramento do projeto.
A gerente-geral de Extensão Acadêmica da Unipar, Ana Carolina Zase, que acompanha os trabalhos em Barra do Jacaré, destacou que nos primeiros quatro dias foram realizadas mais de 40 oficinas. “A Unipar está participando pela primeira vez do projeto em parceria com a UEL. Está sendo uma experiência incrível. Nossos acadêmicos estão nos deixando tão orgulhosos, fazendo a diferença na comunidade. O ritmo é intenso, com pouco tempo para descanso, mas estamos aqui para dar o nosso melhor e é isso que estamos fazendo”.
A acadêmica de Psicologia do campus de Umuarama, Maria Eduarda Zanfrilli Pleul, que atua em Quatiguá, enfatizou o acolhimento da comunidade. “Fomos bem recebidos pela população, que nos acolheu com carinho e amor. Essa tem sido uma experiência incrível, tanto pessoal quanto profissional. Já aprendemos muito com a comunidade e também conseguimos compartilhar um pouco do que sabemos”.
A acadêmica de Enfermagem da UEL, Ana Carolina Ramos, que também está no município de Quatiguá, comenta que essa tem sido uma experiência maravilhosa e única. “A gente vem meio apreensivo porque não conhecemos ninguém e fica pensando como vai ser, mas ao chegar aqui é encantador. Fazer as oficinas e perceber o quanto essas pessoas tornam isso grande”.
Mais de 90 oficinas já foram realizadas com foco em cidadania e qualidade de vida
Em Barra do Jacaré, as equipes já executaram mais de 60 oficinas. Em Quatiguá, outras 30 atividades foram desenvolvidas. As oficinas abrangem temas como cultura, educação, direitos humanos, justiça, saúde, tecnologia, meio ambiente e trabalho. As ações atendem públicos de todas as idades, crianças, adultos e idosos, e são planejadas para contribuir com o fortalecimento da cidadania e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades.
Todo o planejamento e a execução das atividades são organizados pelos acadêmicos, que colocam em prática seus conhecimentos e vivências acadêmicas. A atuação conjunta com a UEL fortalece a integração entre instituições de ensino superior e sociedade, o que amplia os impactos do projeto e promove uma experiência transformadora para todos os envolvidos.
O acadêmico de Educação Física do campus de Francisco Beltrão, Leonardo Soares Laurindo, está na cidade de Barra do Jacaré e conduziu a oficina “Desconecta um pouco, se conecta contigo”, que propõe a redução do tempo de tela entre crianças e adolescentes, promovendo o autoconhecimento e a prática de atividades físicas e recreativas. Outra ação que promoveu foi “Se conecta contigo de um jeito especial”, com atividades voltadas à empatia, inclusão e respeito às diferenças, com dinâmicas adaptadas para pessoas com deficiência.
Laurindo compartilhou sua motivação ao relembrar um momento marcante de 2024, quando teve a oportunidade de doar medula óssea. “Foi um momento especial na minha vida. Quando fui selecionado para o Projeto Rondon Paraná, a alegria foi imensa. Dá orgulho saber que estamos representando nossas famílias e universidades, e que a comunidade está acolhendo tão bem as ações que realizamos. Ações simples, feitas com dedicação e em conjunto, podem gerar grandes impactos e é isso que estamos vivenciando aqui”.
A Operação Rondon Paraná 2025 está sendo realizada em 14 municípios do estado. O programa promove a integração entre universidades públicas e privadas, aliando ensino, pesquisa e extensão com impacto social. Para a Unipar, a participação representa um marco significativo no fortalecimento do compromisso institucional com a formação cidadã de seus acadêmicos e o desenvolvimento das comunidades paranaenses.
Crédito das fotos - Comunicação Operação Rondon Paraná