Projeto “Sorrindo com Saúde” mapeia demandas odontológicas para ampliar atendimentos à população do bairro
O curso de Odontologia da Universidade Paranaense (Unipar), Campus Sede de Umuarama, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Umuarama, desenvolveu o projeto “Sorrindo com Saúde”, que tem como objetivo realizar diagnóstico completo das necessidades de saúde bucal do Bairro Parque das Jabuticabeiras, que possui aproximadamente três mil habitantes. Os atendimentos são realizados pelos acadêmicos em estágio supervisionado e projeto de extensão universitário.
As avaliações ocorreram ao longo do mês de outubro e no início de novembro em diferentes espaços da comunidade, entre eles o CMEI e escola Municipal Vinícius de Moraes, na Escola Estadual do bairro e na Unidade Básica de Saúde (UBS).
De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia, professora Veruska de João Malheiros Pfau, o bairro foi escolhido como área piloto por apresentar delimitação geográfica adequada ao levantamento epidemiológico. “Para o levantamento foi escolhido o bairro Jabuticabeiras por ser mais delimitado, trazendo precisão nos dados sobre as necessidades e tratamentos da população”, explicou.
A avaliação contempla moradores de diferentes faixas etárias e inclui análise das condições dos dentes, necessidade de extrações, presença de cáries e condições de próteses, entre outras informações que envolvem saúde bucal.
O projeto também prevê o encaminhamento dos moradores que aceitarem participar da avaliação para tratamentos específicos, como prótese dentária, endodontia, tratamento de gengiva e extração dos dentes sisos.
Com a conclusão da etapa de campo, todos os dados coletados serão organizados e analisados para a identificação detalhada das demandas por especialidades. O relatório final será encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde, que definirá, em conjunto com a Unipar, o planejamento das futuras ações assistenciais no bairro.
Segundo a coordenadora do curso de Odontologia, a continuidade do projeto está prevista para o próximo ano, quando serão intensificados os encaminhamentos para os atendimentos clínicos resultantes do diagnóstico. “Nosso objetivo é fazer um diagnóstico completo e iniciar os tratamentos, que poderão ser feitos tanto pelo serviço municipal como pela da Clínica Odontológica da Unipar”, destacou Veruska.