Reunião institucional destacou o fortalecimento da parceria entre ensino e prática profissional, com foco na qualificação dos estágios e no impacto social regional
A Universidade Paranaense (Unipar), campus de Paranavaí, e a Santa Casa de Paranavaí realizaram, na segunda-feira (10), uma reunião institucional para o fortalecimento da cooperação entre as duas instituições. O encontro ocorreu nas dependências do hospital e teve como pauta a ampliação das atividades conjuntas voltadas à formação profissional e ao aprimoramento dos serviços de saúde.
Participaram da reunião o médico Herácles Alencar Arrais, diretor-geral da Santa Casa; a professora Claudete Werner, diretora geral do campus de Paranavaí; a professora Marina Gimenes, assessora pedagógica do curso de Medicina e gestora do Núcleo Pedagógico Saúde e do Comitê de Saúde da Unipar; a professora Raquel Costa Machado, coordenadora do curso de Farmácia; o professor Angelo Márcio das Chagas de Souza Júnior, coordenador do curso de Psicologia; e Marily Vasconcelos Gomes, gerente assistencial da Santa Casa de Paranavaí.
A reunião teve como objetivo consolidar a parceria e alinhar as ações que serão desenvolvidas a partir de 2026. A Unipar manifestou a intenção de pleitear novas vagas de estágio para os cursos da área da saúde a fim de integrar o ensino e serviço. Foram discutidas as contrapartidas dos cursos, os benefícios institucionais da cooperação, além de propostas de apoio técnico-pedagógico e compartilhamento de ferramentas acadêmicas e científicas.
Atualmente, a parceria entre as instituições está estruturada com base na integração entre ensino e prática, com ações voltadas à formação dos acadêmicos e ao fortalecimento da assistência hospitalar. A Unipar oferece assessoria pedagógica contínua, apoio técnico e uso de espaços físicos para atividades institucionais e o Hospital Santa Casa, disponibiliza seus setores para os estágios supervisionados dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Psicologia.
Para Claudete Werner, a experiência é fundamental para a formação profissional. “A vivência prática em um ambiente hospitalar como a Santa Casa é essencial para o desenvolvimento dos acadêmicos. Ela possibilita o contato direto com situações reais de cuidado, amplia o senso de responsabilidade e estimula o aprendizado colaborativo, valores fundamentais na formação em saúde”, afirmou.
A partir de 2026, os acadêmicos desses cursos atuarão em diversas áreas do hospital. Em Enfermagem, as atividades incluirão internação, maternidade, centro cirúrgico, pronto atendimento, pediatria e UTI. Os estudantes de Farmácia participarão de ações de controle e rastreabilidade de medicamentos e campanhas de farmacovigilância. Já os alunos de Psicologia desenvolverão programas de qualidade de vida para colaboradores, atendimentos psicológicos e ações de promoção à saúde mental.
A presença dos estudantes também traz benefícios à instituição hospitalar, como destaca Claudete Werner. “Os estagiários colaboram nas rotinas assistenciais e contribuem para otimizar o tempo das equipes, sem comprometer a qualidade do atendimento. A troca de experiências entre estudantes e profissionais reforça a cultura de ensino e pesquisa dentro do hospital”.
Última atualização em 18 de Novembro de 2025 às 14:28