Unipar e Prefeitura inauguram novos espaços de atendimento em saúde e inclusão em Umuarama

Publicado em 7 de Novembro de 2025 às 14:00

Parceria amplia atendimentos pelo SUS e fortalece a formação prática de acadêmicos da área da saúde

A Universidade Paranaense (Unipar), em parceria com a Prefeitura de Umuarama, inaugurou, na tarde de ontem (6), dois importantes espaços de saúde e assistência, o Centro de Saúde Escola (UBS) e o Espaço TEA, ambos destinados ao fortalecimento do atendimento à população e ao aprimoramento da formação acadêmica.

A UBS Centro de Saúde Escola passa a funcionar em novo endereço, na Avenida Rolândia, 4397, em prédio anexo ao Campus-Sede da universidade. O espaço, mais amplo e moderno, conta com mais de 40 salas destinadas ao atendimento de pacientes, sala de vacinação, medicação e farmácia, além de ambientes administrativos e de estudos para acadêmicos. Todos os atendimentos são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O local foi adequado para garantir acessibilidade, com banheiros adaptados e elevador. No primeiro andar está instalada a Unidade Básica de Saúde, que seguirá com os atendimentos de rotina à comunidade. No segundo andar, funciona o Centro de Saúde Escola da Unipar, com atendimento integrado à UBS. Já o terceiro andar abriga o Centro de Referência em Atendimento Materno e Infantil (CRMI), serviço público especializado que oferece consultas para gestantes e crianças, além de procedimentos como colocação de DIU, coleta de preventivo de câncer de colo de útero e exames de mamografia.

Também vinculado ao prédio, o Centro de Tratamento de Feridas (CTF) funcionará junto à UBS, prestando assistência ambulatorial para feridas agudas e crônicas. O quarto pavimento permanece em fase de adequação para implantação de novos serviços de saúde, ampliando ainda mais a capacidade de atendimento à população.

Durante a cerimônia, o reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, destacou a importância da parceria e do impacto dos novos espaços. “O binômio ensino e saúde deve caminhar sempre junto, pois onde há ensino de qualidade, a saúde se fortalece e onde a saúde prevalece, o ensino se desenvolve. Agradecemos os profissionais da Unipar e da Prefeitura que tornaram este projeto realidade. A população que será atendida aqui receberá tratamento humanizado, prestado por professores, colaboradores e alunos altamente preparados”, afirmou.

O prefeito Fernando Scanavaca afirmou confiar que essa colaboração tornará a cidade referência em saúde. "Eu sempre acreditei nessa parceria. Vamos elevar muito o nome de Umuarama. Espero que amplie para outras áreas. Temos de oferecer o melhor para o cidadão".

A secretária municipal de Saúde, Lisbeth Pititto Scanavaca, reforçou os benefícios para a comunidade. “A população que fará uso dos serviços será muito bem atendida, não apenas pela estrutura renovada, mas pela formação humanizada dos estudantes, que encontrarão aqui um espaço fundamental para sua preparação profissional”, ressaltou.

Além do novo Centro de Saúde Escola, também foi inaugurado o Espaço TEA no Bloco 3 do Campus III da Unipar em Umuarama, destinado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O local conta com 11 salas de atendimento, espaço pedagógico e de socialização, recepção com equipe de psicologia e serviço social, coordenação e supervisão. Em parceria com o Instituto de Atendimento ao Indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (IAITEA), o novo espaço permitirá ampliar o número de pacientes atendidos pelo SUS, reduzindo a fila de espera no município.

Os primeiros atendimentos serão conduzidos por acadêmicos do curso de Psicologia, com previsão de expansão para estudantes de Pedagogia, Educação Física e outras áreas da saúde a partir do próximo ano.

O coordenador do Espaço TEA, professor José Irineu Gorla, enfatizou a abordagem terapêutica adotada. “Este é um braço do IAITEA, em parceria com a Prefeitura. Aqui, trabalharemos, exclusivamente, com o método ABA, fundamentado em evidências científicas para promover avanços comportamentais e funcionais das crianças. Os funcionários aqui atuarão cerca de 20 horas semanais por período, com encaminhamentos realizados pelo Instituto da Prefeitura”, explicou.

Última atualização em 7 de Novembro de 2025 às 14:50