Unipar é campeã do Hackathon Inova Umuarama na Expo 2023

Publicado em 21 de Março de 2023 às 09:56

Curso de Sistemas de Informação foi parceiro na organização do evento e levou equipe para disputa

No último fim de semana da Expo Umuarama, dias 18 e 19 de março, foi realizado o Hackathon Inova Umuarama 2023, com foco em soluções para a indústria. A maratona aconteceu no Espaço Inovação, com apoio do Sebrae, Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Unipar, UniAlfa, Uem e IFPR, e trouxe para a comunidade empreendedora e acadêmica, a oportunidade de pensar o futuro da indústria para a região de Umuarama. Com prêmios como viagem, mentorias gratuitas e acesso à incubação de projetos, o Hackathon Inova Umuarama foi a oportunidade para tirar as ideias do papel e fazer muito networking. O Sebrae disponibilizou toda a infraestrutura, um time de mentores e materiais de cocriação para os dois dias de competição.

De acordo com a organização, o principal objetivo da proposta é engajar estudantes e profissionais na causa da inovação, estimulando o empreendedorismo de alto impacto. Além disso, teve a missão de pensar e desenvolver soluções criativas, que respondessem aos desafios da indústria de Umuarama, com potencial para gerar resultados que elevassem o patamar de competitividade das empresas.

O curso de Sistemas de Informação foi parceiro no evento. Além dos professores que participaram da organização, mentoria e banca final, os acadêmicos formaram equipe na disputa pela premiação e foram campeões, conquistando o 1º lugar na competição.

A solução proposta por eles foi a OpenLogi, uma plataforma de logística inteligente focada no pequeno e médio empresário. Com a plataforma integrada, o empreendedor consegue ter acesso a grandes transportadoras a um valor competitivo, independente do volume movimentado. A solução oferece total comodidade ao empresário, coletando seu pedido diretamente no local.

Os integrantes da equipe foram os alunos Heder Carlos Milani, Nathanael Cavalcanti Bonfim, Vinicius Santana dos Anjos e Victor Hugo Guilherme de Oliveira (Sistemas de Informação), e do curso de Nutrição, a acadêmica Debora Tiemi Igarashi dos Santos.

"O evento foi um sucesso, muito produtivo, os participantes gostaram muito do ambiente criado para pensar em ideias e desenvolver soluções inovadoras", comemorou o coordenador do curso, professor Elyssandro Piffer.

A equipe vencedora, além do troféu de reconhecimento, ganhou uma viagem custeada pelo Sebrae Paraná, para um evento de inovação e empreendedorismo, direito a quatro horas de mentoria especializada no Sebrae Umuarama e acesso facilitado para incubar sua ideia.