Unipar doa acervo de livros de Direito para instituições de Umuarama e região

Publicado em 9 de Setembro de 2025 às 11:16

Foram organizados três lotes, que totalizam mais de 16 mil volumes. Parte do acervo foi distribuída inicialmente a estudantes da instituição

A Universidade Paranaense (Unipar) realizou, na tarde desta segunda-feira (8), a doação do acervo de livros da área de Direito a instituições de Umuarama e região. A entrega, realizada na biblioteca do Campus Tiradentes (Campus III), contou com a presença do professor Valdecir Pagani, coordenador do curso de Direito da Unipar Umuarama, de Leonardo Lammel Nishitani, representante do grupo Capítulo Umuarama nº 133 da Ordem DeMolay, e de Janaina Monte Negro, gestora da penitenciária de Goioerê.

Realizado em conjunto com a coordenação do curso, o processo de seleção das obras durou cerca de seis meses. O objetivo foi revisar o acervo e separar os exemplares destinados à doação. Ao todo, ocorreu a entrega de três lotes, com mais de 16 mil volumes, distribuídos para alunos da instituição e a diferentes entidades da comunidade.

Segundo o professor Valdecir Pagani, a iniciativa reafirma o compromisso da Unipar com a responsabilidade social e com a difusão do conhecimento. “A revisão do acervo possibilitou dar uma nova finalidade aos livros, que agora poderão contribuir para a formação e para projetos educacionais em nossa região”, ressaltou.

A gestora da penitenciária de Goioerê, Janaina Monte Negro, destacou a relevância da doação para a ampliação dos projetos de remição de pena pela leitura. “É uma honra inenarrável estar aqui recebendo essa doação considerável. Trata-se de uma oportunidade de implementar outros projetos de remição pela leitura, agora com acesso a livros jurídicos, o que vai enriquecer o vocabulário e auxiliar inclusive nas provas do Enem. Essa diversidade de títulos permitirá ampliar o alcance do projeto junto às detentas”, afirmou.

Representando a Ordem DeMolay, Leonardo Lammel Nishitani comentou a continuidade da parceria com a Unipar. “Nos últimos anos realizamos diversas campanhas de arrecadação de livros em conjunto com a universidade, sempre voltadas à comunidade de Umuarama. Hoje reforçamos essa parceria, recolhendo os exemplares doados pela Unipar para destiná-los corretamente a instituições que poderão fazer o melhor uso possível deles”, declarou.