Unipar divulga lista de homologação selecionados na Operação Rondon Paraná

Publicado em 22 de Maio de 2025 às 17:53

Os candidatos deferidos devem apresentar propostas de oficinas e participar de entrevista

A Universidade Paranaense (Unipar) torna público a homologação dos acadêmicos aprovados na primeira fase do projeto extensionista Operação Rondon Paraná por meio do documento clicando aqui. Os estudantes selecionados devem agora preencher um novo formulário com informações detalhadas sobre a dinâmica rondonista que será encaminhado via e-mail. O documento exige que o candidato apresente propostas de oficinas e escolha um dos períodos disponíveis para a realização da entrevista, que ocorrerá entre os dias 26 e 30 de maio, com agendamento prévio. O resultado final será divulgado no dia 31 de maio.

Ao todo, 20 estudantes serão selecionados para participar da ação, divididos em dois grupos de atuação. O Grupo A será responsável por desenvolver atividades nas áreas de cultura, educação, direitos humanos e justiça, enquanto o Grupo B atuará nos eixos de tecnologia, saúde, meio ambiente e trabalho.

Puderam se inscrever acadêmicos de graduação a partir do terceiro período, seja na modalidade presencial, semipresencial ou a distância, além de estudantes de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, pertencentes a qualquer uma das sete unidades da Unipar.

As atividades da Operação Rondon Paraná acontecerão entre os dias 9 e 22 de julho, nos municípios de Barra do Jacaré e Quatiguá, situados no Norte Pioneiro do Paraná. A iniciativa é realizada em parceria com acadêmicos, professores e técnicos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e contará com oficinas culturais, artísticas e educativas, além de ações voltadas à conscientização sobre direitos e deveres e ao estímulo à participação popular nas decisões locais.

Operação Rondon Paraná

Criada em 2019, a Operação Rondon Paraná inspirou-se na Operação Rondon original, de âmbito nacional, que existe desde 1967. A versão paranaense foi desenvolvida para atender as especificidades do estado e já impactou dezenas de municípios, envolvendo centenas de acadêmicos e professores de diferentes instituições. Até o momento, a iniciativa já realizou milhares de atendimentos e oficinas, que promoveu transformações sociais e contribuíram com o desenvolvimento sustentável de regiões vulneráveis.

Homologação: clique aqui para acessar o documento

Última atualização em 23 de Maio de 2025 às 08:55