Unipar desenvolve projeto em conjunto com a Cozinha Social de Toledo

Publicado em 1 de Junho de 2023 às 13:33

Ações foram realizadas com foco na segurança alimentar de restaurantes populares e escolas do município

O mês de maio foi de execução de projeto. A Universidade Paranaense – Unipar desenvolveu uma ação em parceria com a Prefeitura de Toledo, Cozinha Social e Restaurantes Populares. À frente das atividades esteve o responsável técnico, biomédico Marcos Vinícius Lourenço, que é egresso de Cascavel.

Também participaram os acadêmicos de Biomedicina, Ciências Biológicas e Farmácia da Unidade, da modalidade semipresencial. A equipe fez uma visita técnica à Cozinha Social de Toledo para conhecer os serviços realizados e também os trabalhadores por trás de toda a atividade no combate à fome no município.

O projeto visa à segurança alimentar nos restaurantes populares da cidade, por meio do controle de qualidade microbiológico de alimentos, utensílios e áreas de alimentação. Na oportunidade foi realizado um treinamento da lavagem correta das mãos e uma palestra sobre microbiologia e biossegurança, conscientizando os colaboradores da importância de atuar para a prevenção de toxinfecções alimentares dos usuários, com foco na limpeza e qualidade.

Toledo é uma cidade referência no combate à fome no cenário nacional, contando com uma cozinha que centraliza diversas ações no plano da alimentação segura para todos: preparo das refeições de escolas municipais, projetos sociais e também dos oito restaurantes populares da cidade. Juntos, servem milhares de refeições por dia.

“Tenham a certeza de que contribuíram muito para o desenvolvimento da segurança alimentar no município de Toledo”, disse a Nutricionista da Cozinha Social, Vanessa Ghesser, que acompanhou o projeto.

Para a Unipar, a parceria também foi bastante valorosa. “Nos sentimos gratos por poder prestar serviços tão importantes à comunidade e também garantir a vivência dos alunos nos projetos, para formarmos profissionais com excelência e consciência social”, ressalta Lourenço.