Investimentos marcam nova fase da universidade na cidade
A Universidade Paranaense (Unipar), campus de Guaíra, realizou na noite de ontem (15) um evento institucional para celebrar a conclusão de um importante ciclo de investimentos estruturais e pedagógicos. A cerimônia, que ocorreu no pátio da universidade, marca oficialmente a entrega das obras de modernização e revitalização dos espaços acadêmicos e administrativos da unidade.
A solenidade contou com a participação do reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, da diretora do campus de Guaíra, professora Daniele Garcia, do diretor regional da instituição, Leandro Cerutti, do chefe de gabinete da reitoria, Rogério Dutra, e do diretor da Unipar campus de Toledo, Robson Recalcatti. Também estiveram presentes o prefeito de Guaíra, Gileade Osti, o prefeito de Terra Roxa, Ivan Reis da Silva, outros prefeitos da região, representantes do Judiciário — incluindo juiz federal, juiz de direito e juíza da Vara da Infância e Juventude —, além de membros da Promotoria do Ministério Público, da Associação Comercial Empresarial de Guaíra, das Forças Armadas (Exército e Marinha), do ex-prefeito e vereador Osvaldino da Silveira, egressos da primeira turma do curso de Direito, acadêmicos e membros da comunidade local.
Durante seu discurso, o reitor Carlos Eduardo Garcia destacou o significado simbólico do momento para a universidade e para a cidade. “Essa obra que estamos entregando no dia de hoje é retribuir para Guaíra e região o tanto que nós já recebemos e dizer o quão felizes somos quando há 31 anos escolhemos a cidade de Guaíra para implementar a Unipar. Em todas as regiões em que estamos, nós levamos e trazemos muito o ‘ganha a ganha’ de dizer ‘eu lhe dou aquilo que tenho de melhor e levo de você tudo aquilo de bom’”, afirmou.
A diretora do campus, professora Daniele Garcia, também reforçou a importância do momento para a trajetória da instituição. “Esse evento é muito especial para o campus de Guaíra, onde fizemos o lançamento de todos os espaços novos da nossa unidade. Comemorar esse momento nos traz uma alegria muito grande de saber que Guaíra será impulsionada mais ainda com essa universidade que é a maior e melhor universidade que nós temos”, declarou.
Entre as melhorias, destacam-se as intervenções no bloco administrativo, que agora conta com espaços renovados para a coordenação, direção, central de matrículas, recepção, sala dos professores, a Central Integrada de Atendimentos (CIA) e a Central de Serviços Corporativos. As salas de aula receberam novos quadros, mesas, iluminação e sistemas de climatização, proporcionando mais conforto e funcionalidade para alunos e professores.
A área de convivência também foi completamente transformada. No local onde antes funcionava o antigo bloco administrativo, foi criado um novo espaço com bancos, paisagismo, folhagens e árvores florais, promovendo bem-estar e integração entre a comunidade acadêmica.
Em consonância com os princípios de inclusão, a acessibilidade também foi priorizada. O campus agora conta com piso tátil, sinalização em braille e banheiros adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, toda a sinalização dos espaços foi atualizada com a nova identidade visual da instituição, valorizando a estética e promovendo uma comunicação mais clara e moderna para quem acessa os espaços da instituição.
Unipar Campus de Guaíra
A Universidade Paranaense (Unipar), fundada em Umuarama na década de 1970, mantém na cidade sua sede administrativa e acadêmica, consolidando-se como referência regional em ensino superior.
Em Guaíra, cidade no extremo noroeste do Paraná, na fronteira com o Mato Grosso do Sul e o Paraguai, foi inaugurado em 1994 um dos primeiros campi da instituição fora de sua sede em Umuarama.
Com uma área construída de 9.500 metros quadrados, o campus oferece uma infraestrutura moderna que inclui laboratórios especializados, anfiteatro, tribunal do júri experimental, núcleo de assistência jurídica, pronto atendimento, clínica de estética e uma biblioteca com cerca de 38 mil volumes.
Atualmente, a Unipar Guaíra disponibiliza cursos presenciais em Direito, Enfermagem, Agronomia e Pedagogia. Na modalidade semipresencial, são oferecidos cursos como Biomedicina, Educação Física, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.