Unipar de Guaíra celebra o Dia do Enfermeiro

Publicado em 14 de Maio de 2021 às 14:00

Unidade promoveu palestra em formato híbrido e conduzida por enfermeiro suboficial da Marinha do Brasil

Como faz todos os anos, o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, realizou no dia 12 de maio, um evento em comemoração ao Dia do Enfermeiro.

A palestra foi organizada pela coordenação do curso de Enfermagem e abordou o tema ‘Unidade Médica Nível II: o perfil do enfermeiro de combate’, ministrada pelo Enfermeiro Jalbert Cardozo Azeredo, que é Subofical da Marinha do Brasil – Delegacia de Guaíra.

Jalbert descreveu o perfil do enfermeiro de combate, os critérios para esse profissional na marinha e destacou a importância do enfermeiro na área militar.

A palestra aconteceu de forma hibrida: presencial para alunos e professores que estavam na universidade e transmitida também pelo Youtube, para quem estava acompanhando de casa.

A coordenadora do curso, professora Daniele Garcia, relembrou em seu discurso que o dia Mundial do Enfermeiro marca a história da Enfermagem, inspirada na pioneira Florence Nightingale. “Em 1853, Florence se prontificou a cuidar dos soldados feridos na Guerra da Criméia. Ela fazia visitas aos feridos durante a noite e, para iluminar seus passos, levava uma lamparina, hábito que a deixou conhecida como ‘a dama da lâmpada’. Por este motivo, a lâmpada tornou-se o símbolo da Enfermagem”, relatou.

A palestra ainda pontuou a nobreza da profissão, que requer dedicação, amor e empatia.