Unipar comemora sucesso da campanha Outubro Rosa

Publicado em 3 de Novembro de 2022 às 08:37

Encerra o mês dedicado à saúde da mulher e inicia o novembro azul, de conscientização para os cuidados com a saúde do homem; alerta se estende ao ano todo

A campanha Outubro Rosa ganha força mundial a cada ano. Na Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, o curso de Enfermagem mobilizou diversas ações para conscientizar as mulheres para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama, estatisticamente o que mais mata mulheres no país.

Uma ação importante foi a coleta de preventivo, realizada pela equipe da Unipar no Centro de Saúde Escola, para colaboradoras e acadêmicas, e nas entidades parceiras, como Uopeccan (Hospital do Câncer de Cascavel), Cais Coorking e Unidade de Saúde da Família do bairro Morumbi.

Outro evento foi a palestra realizada pelas enfermeiras da Unipar, Edilene dos Santos e Letícia Damasceno, no Sindnap (Sindicato dos Aposentados do Paraná). As responsáveis técnicas repassaram orientações sobre saúde da mulher, autoexame, exames clínicos e laboratoriais, prevenção do câncer e dados sobre a doença no Brasil e no mundo.

Laço Rosa

Tido como símbolo da campanha, o laço rosa representa um alerta sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, e também do colo do útero. Durante o mês, também foram distribuídos laços rosas de cetim.

Também repercute

O Setembro Amarelo é outra ação que ainda repercute nos corredores da Universidade. A campanha brasileira, que começou em 2015, é dedicada à prevenção do suicídio. Para acolher e reforçar o cuidado com a saúde mental, acadêmicas do curso trataram com amor e cuidado a campanha, espalhando cartazes sobre a vida, formas de procurar ajuda ou ajudar. Também criaram atividades lúdicas e em conjunto, como a amarelinha, para mostrar que ninguém está sozinho. O amarelo marca o mês por trazer a mensagem de luz, calor, otimismo e alegria.