Unipar celebra sucesso do XI Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação XXI Encontro Anual de Iniciação Científica

Publicado em 31 de Outubro de 2022 às 11:05

Eventos aconteceram de forma remota, nos dias 27 e 28 de outubro; foram mais de 2 mil inscritos

Dias 27 e 28 de outubro, a Universidade Paranaense – Unipar realizou o XI Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação XXI Encontro Anual de Iniciação Científica. Os eventos, já tradicionais no calendário da Instituição, estão focados no debate, na educação, na formação de redes de parcerias e no compartilhamento das informações com a sociedade em geral, acadêmica e científica e, por sua vez, consolidam a formação técnico científica, reiterando o respeito e o compromisso da Unipar com a educação.

A realização foi remota, formato adotado pela organização, de responsabilidade da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão, desde o ano de 2020, quando do início da pandemia. “Embora a movimentação fosse gigantesca quando o evento era presencial, a pandemia nos fez refletir nas possibilidades de contarmos com a participação de quem não poderia se fazer presente aqui. Assim, optamos por adotar o formato on-line nestes últimos anos, ampliando as nossas possibilidades”, destacou a coordenadora, professora Evellyn W. Lovato.

Nesta edição, o evento se apresentou com Conferência Master Internacional, módulos temáticos, pôsters vídeos e webinar (que são as lives de comunicação oral) - trabalhos destaques apresentados pelos alunos que concorreram nesta modalidade. Foram 2.080 inscrições pagas e 1.352 resumos aceitos.

A abertura oficial (27/10), contou com as boas-vindas do Reitor, Dr. Carlos Eduardo Garcia, com palestra do professor Eduardo José de Almeida Araújo, com o tema: “Ciência para quê? Para quem?”. Além da apresentação cultural “Mãe e filho, uma leitura do filme homônimo de Aleksandr Sokurov”, com os atores Luiz Fernando Guarnieri e Ângela Ribeiro e o diretor Manoel Prazeres.

“É sempre uma honra para a nossa instituição ser palco de tantos projetos com potenciais tão positivos e promissores. E que alegria inenarrável é ver a grande adesão e credibilidade de tantos pesquisadores com relação ao nosso evento”, salientou o Reitor.

“Consideramos a pesquisa como um poderoso instrumento de formação de recursos humanos qualificados. As atividades desenvolvidas em um trabalho conjunto influenciam no desenvolvimento crítico, ético e cultural, preparando o estudante com excelência para o mercado de trabalho”, concluiu Evellyn.

Última atualização em 31 de Outubro de 2022 às 11:17