Unipar assina contrato com a Tetra Pré Fabricados para construção do novo Centro de Especialidades Médicas

Publicado em 11 de Dezembro de 2025 às 18:42

Projeto de R$ 17 milhões ampliará a estrutura de atendimento em saúde e integrará ensino, pesquisa e práticas assistenciais

A Universidade Paranaense (Unipar) formalizou nesta terça (10) a assinatura do contrato com a Tetra Pré Fabricados para a execução da estrutura pré-moldada do novo prédio do Centro de Especialidades Médicas (CEM). O encontro ocorreu na Reitoria da instituição, no Campus Sede em Umuarama e marcou mais um avanço no projeto de expansão da infraestrutura voltada à saúde. As obras já estão em execução.

A assinatura ocorre após o lançamento da Pedra Fundamental, em julho deste ano, e das tratativas institucionais com a Prefeitura, concluídas em setembro. A área destinada à obra, com 4.268 m², já passou pelo processo de terraplanagem.

Com investimento estimado em R$ 17 milhões, o projeto será financiado pela Unipar por meio do COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde), vinculado ao curso de Medicina.

Pela Unipar participaram da reunião o Diretor Executivo, Artur Nappo Dalla Libera; o Pró-Reitor Administrativo, Rogério Dutra; a Engenheira Civil, Tamires Rodrigues Salbego; e o Gerente de Compras, Gustavo Santini Garcia. Representando a Tetra Pré Fabricados, estiveram presentes os Sócios-Diretores e Engenheiros Civis, Abimael dos Santos Júnior, Daniel Vitor Novaes dos Santos e Fábio Junio Ambrósio, todos formados em Engenharia Civil pela Unipar.

Durante a reunião, foram discutidos aspectos técnicos do projeto e ajustes voltados ao aprimoramento estrutural do futuro edifício. Segundo Artur Nappo, a obra representa um marco na integração entre educação e saúde no município. “A obra é executada pela Unipar, com a Tetra, responsável pela operação da fundação, da estrutura pré-fabricada e da cobertura. Após a entrega, o prédio será utilizado pelo Centro de Especialidades Médicas e Educacionais, gerido pela Prefeitura Municipal, com atendimentos 100% pelo SUS. Trata-se de uma estrutura voltada simultaneamente à educação e à saúde, ampliando o número de consultórios, o atendimento à população e fortalecendo a parceria entre alunos, professores, médicos e o poder público”, destacou.

O engenheiro Abimael dos Santos Júnior ressaltou a importância da parceria. “Estamos muito motivados e felizes em firmar essa parceria com a Unipar, trazendo uma obra de grande porte e impacto positivo para a cidade”, afirmou.

O novo CEM contará com mais de 40 consultórios, assim ampliará em mais de 50% a estrutura atual, que dispõe de 17 salas. Entre as especialidades previstas estão cardiologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia, nutrição, entre outras.

Além de fortalecer a rede de atenção especializada em saúde do município, o Centro será um importante campo de práticas para os cursos de graduação da área da saúde, em que se promove integração entre entre ensino, pesquisa e extensão, com impactos diretos na formação acadêmica e na qualidade da assistência prestada à população.

Última atualização em 12 de Dezembro de 2025 às 09:14