Unipar apoia Seminário da Água

Publicado em 13 de Junho de 2022 às 10:39

Iniciativa foi da Sociedade Civil Organizada de Umuarama; duas palestras integraram a programação do evento

Na última semana, a Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama apoiou a realização do 1º Seminário da Água, iniciativa da Sociedade Civil Organizada de Umuarama. O evento foi realizado de forma presencial, no Campus 3 da Unipar.

De acordo com o presidente da SCOU, professor Bruno de Oliveira, que também coordena o Ciape Unipar, o objetivo do encontro foi discutir a importância da preservação das áreas que protegem os mananciais que abastecem as cidades, sua relação com as áreas protegidas, bem como isso pode afetar a qualidade da água e, consequentemente, a saúde humana.

Autoridades institucionais e políticas participaram do evento, além de acadêmicos da Unipar e do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – que também foi apoiador.

Duas palestras integraram o seminário. O professor da Unipar, Dr. Luciano Gasques abordou o tema ‘Água e Nutrição’, momento em que destacou estrutura, propriedades, funções e contaminantes, abordando uma visão de como a interação entre a estrutura da água e as moléculas e células do nosso organismo repercutem em nossa fisiologia, bem como, a interferência dos seus possíveis contaminantes em nossa saúde. “A água é essencial para o correto funcionamento das reações químicas do nosso corpo. Se houver contaminação ou mesmo alteração de suas propriedades, as enzimas – responsáveis pelo nosso metabolismo – sofrem inibição e podemos contrair doenças graves”, alertou Luciano.

Teve ainda a palestra ‘Interdependência entre áreas protegidas e os mananciais, sob a condução dos professores do IFPR, Beatriz Bosquê Contieri e Matheus Ratz Scoarize.

Em Umuarama, o único manancial de abastecimento público é o Rio Piava. Considerando que muitas questões envolvem a preservação da qualidade e quantidade de água disponível para seus múltiplos usos, é urgente ampliar a discussão sobre as Áreas de Preservação Ambiental (APA), como a APA do Rio Piava.