Unipar abre o projeto Perfusão - Circulação Extracorpórea

Publicado em 12 de Abril de 2023 às 08:51

Atividades iniciarão agora e seguem até o fim do ano; participam alunos de Biomedicina e de Enfermagem

A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, lançou, recentemente, o projeto de extensão ‘Perfusão - Circulação Extracorpórea’, que será realizado em parceria com a empresa Mundo da Perfusão.

O evento aconteceu no auditório da Universidade, contemplando informações sobre o que o projeto ofertará, e envolveu acadêmicos dos cursos de Biomedicina e de Enfermagem. A palestra de abertura foi coordenada pelo diretor da Unidade, professor Raphael Sahd, e pelo coordenador do projeto, o perfusionista Bruno Herrera.

Conforme explica Herrera, a perfusão consiste em um conjunto de dispositivos e técnicas, mediante as quais se substituem, temporariamente, as funções do coração e dos pulmões durante o tempo principal da cirurgia cardiovascular.

No lançamento, outros convidados se apresentaram de forma remota: Dr. Fábio Murilo Costa, presidente da SBCEC (Sociedade Brasileira de Circulação Extracopórea) e Dr. Élio Pereira Barreto Carvalho, diretor científico da SBCEC.

Entre os objetivos desse projeto, estão: demonstrar os fundamentos básicos da CEC (Circulação Extracorpórea), materiais e técnicas. Também visa à produção de conteúdo técnico e científico, simulações e casos clínicos envolvendo a cirurgia cardiovascular com CEC e o ambiente cirúrgico em variadas vertentes. E, ainda, preparar e atualizar o acadêmico sobre a forma de ingresso na especialização, normas e legislações vigentes regidas pela SBCEC (Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea) e as realidades atuais sobre o profissional perfusionista.

O calendário mensal inclui aulas teóricas e práticas, dispondo de diversos conteúdos, como fundamentos básicos da circulação extracorpórea; metodologia científica e desenvolvimento de trabalhos técnicos científicos; anatomia cardiovascular; fisiologia cardiovascular, respiratória e renal; patologia cardiovascular; bioquímica clínica relacionada à circulação extracorpórea; materiais e equipamentos; técnicas e condutas de perfusão em geral; atualidades relacionadas ao profissional perfusionista; e simulação em Perfusão.