Unipar abre inscrições para PIC, PIC-PG, PIBIC e PEX 2023

Publicado em 21 de Março de 2023 às 13:04

Programas estão ligados à Copex; acadêmicos já podem se inscrever para a Iniciação Científica e Iniciação à Extensão

A Coordenadoria de Pesquisa e Extensão (Copex), comunica que o calendário de inscrições para Programa de Iniciação Científica (PIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa de Iniciação à Extensão (PEX), para o ano de 2023, já está aberto.

Conforme mostram os editais, o PIC e o PIBIC têm como objetivos comuns o engajamento de estudantes de graduação para o despertar da vocação científica e desenvolvimento de habilidades e competências para a pesquisa científica, com a participação em projetos de pesquisa institucional, introduzindo o acadêmico no domínio do método científico; qualificar para os programas de pós-graduação e aprimorar processos formativos de profissionais para o setor produtivo. A diferença é que o PIBIC está vinculado a uma Bolsa com valor mensal de R$ 500.

O PIC-PG é destinado aos estudantes da pós-graduação.

Já o PEX, objetiva o engajamento dos estudantes da graduação e pós-graduação à extensão institucional, proporcionando formação integral, através do desenvolvimento da sensibilidade social, da solidariedade, da interação com a comunidade e do pleno exercício da cidadania; oportunidades para que sejam protagonistas de sua própria formação técnica, associada à competência política e social.

A participação nos projetos de extensão é voluntária, as horas feitas valem como atividade complementar.

Para o PIC e PIBIC o prazo de inscrição termina em 10 de abril de 2023. Acesse o portal da Unipar, depois o sistema Aluno on-line, clique no banner COPEX - Iniciação Científica, e selecione o programa de interesse.

Editais disponíveis no site da Unipar:

PIBIC: https://drive.google.com/file/d/1u0GFtTshHjeCnfBnUyw44dRd5-5nrn9S/view
PIC: https://drive.google.com/file/d/1WHxO43V5avF3xPbxIYVdqovUQItxieA0/view
PIC-PG: https://drive.google.com/file/d/1QlTeZc6zIC9JiofmGLMQ8bC4c59adxz_/view

As inscrições para o PEX estão abertas até 30 de setembro de 2023.

Veja como se inscrever:

Acadêmicos do presencial e pós-graduação: acesse o portal da Unipar, depois o sistema Aluno on-line, clique em COPEX - Iniciação à Extensão, e selecione: PEX - Programa de Iniciação à Extensão;

Acadêmicos do EAD e semipresencial: acesse o banner do PEX, disponível na página inicial do seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (A.V.A). Ao acessar o sistema de inscrições, clique em Inscreva-se nos programas de Iniciação a Extensão da UNIPAR, e selecione: PEX - Programa de Iniciação a Extensão.

Edital disponível no site da Unipar: https://drive.google.com/file/d/1CNXurnPHlpoSQ2sD9jQbw6bPh16ygFxk/view

Para mais detalhes e informações, faça contato com a COPEX pelo e-mail: copex-ic@unipar.br ou pelo telefone (44) 3621-2849.