Unipar abre a 1ª Semana de Formação Docente 2026 com foco em integração, inovação e avaliação da aprendizagem

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 às 11:42

Evento reúne cerca de 400 professores dos 10 campi, em Umuarama, com programação formativa, palestras e a entrega do Prêmio Neiva Pavan Machado Garcia.

Teve início, na tarde de segunda-feira (9), a 1ª Semana de Formação Docente 2026, no campus sede da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama. O objetivo do evento é promover a integração, a atualização pedagógica e o fortalecimento da prática docente no ensino superior, com atividades formativas, momentos de reflexão, alinhamento institucional e troca de experiências.

A gerente de Desenvolvimento Humano e Profissional, Joicy Alves, fez a acolhida dos cerca de 400 professores, vindos dos 10 campi, no Teatro Neiva Pavan Machado Garcia. A área, por meio da Coordenação de Formação Docente, organiza o evento. “A Semana é um marco e demonstra o compromisso institucional com a qualidade da docência e a formação contínua. É um convite ao professor a se reinventar, se desenvolver, promover inovação e experiências de impacto aos estudantes”, destaca a gestora.

O CEO da Unipar, Artur Nappo Dalla Libera, abriu os trabalhos com a palestra “Educação Superior em Transição: inovação, sustentabilidade acadêmica e propósito social”. O executivo trouxe o “Educar para fazer sentido” como “pano de fundo” de sua explanação. De acordo com ele, se o estudante aprende, ao ver propósito na vida acadêmica, ele permanece na universidade e conclui os estudos bem formado.

“O papel do docente é conectar teoria e prática, engajar, orientar e desafiar, além de identificar sinais precoces de dificuldade do aluno”, lembra Nappo, ao enfatizar, ainda, a importância de ensinar discernimento, em contexto marcado pelo uso excessivo de telas. Para isso, seriam importantes abordagens mais aprofundadas dos temas, debates qualificados, escuta ativa, discussões orientadas e seminários e estudos críticos. Além de alinhar o ensino ao modo como o aluno aprende, e torná-los agentes transformadores na sociedade.

A programação teve continuidade com a apresentação da professora Cíntia Araújo sobre a Formação Docente 2026. O tema central deste ano será Avaliação de Aprendizagem. A partir dele, haverá duas jornadas formativas, a Ser professor e Ser coordenador, com olhar para quem chega à instituição agora, quem já está em movimento e a aqueles que têm anos de “casa” e são inspiração para os demais.
Estão previstas formações institucionais, na Unidade, pela Universidade Corporativa UniUP e externas. “A ideia é conseguir entregar o melhor de si para que os alunos tenham seus sonhos realizados”, lembra a coordenadora.

Para fechar as atividades da tarde, a professora Karina Tomelin trouxe a palestra “Ressignificar a docência: o papel do professor e a avaliação na era da IA”. Segundo a palestrante, a função do educador não é ensinar, mas fazer o aluno aprender. Assim, a avaliação vai além das provas, pede educador que observe a
aprendizagem, forneça feedbacks, apoie, incentive e interprete. “É necessário, além do conteúdo, desenvolver competências cognitivas, socioemocionais, digitais, psicomotoras, culturais e globais”, esclarece.

Prêmio Neiva Pavan Machado Garcia - No final do dia, os docentes participaram da solenidade de entrega do Prêmio Neiva Pavan Machado Garcia, destinado a reconhecer e valorizar os professores da Universidade Paranaense – Unipar que aplicaram os conhecimentos adquiridos nas formações docentes de 2025, com resultados positivos e efetivos em sala de aula. Nesta primeira edição, foram 53 inscritos, dos quais foram premiados 10, sete das unidades universitárias, EaD/Semipresencial, Medicina e do Stricto Sensu.

O prêmio integra as ações do Programa de Formação Docente da Unipar, em consonância com as Diretrizes Institucionais de Educação Corporativa, que têm como propósito fortalecer a cultura de inovação pedagógica, excelência.

“Ser professor é exercer profissão nobre, formar seres humanos para a vida. É lidar com histórias e escolhas. Educar é um compromisso com o futuro. Obrigada por estarem aqui, acreditarem na educação e na Unipar”, disse Rogério Dutra, gestor da governança corporativa, que representou o reitor Carlos Garcia no evento.

O encerramento trouxe show de talentos, com apresentações musicais, de dança e teatro. A Semana é realizada nos dias 9 e 10 de fevereiro.

Conheça os vencedores do Prêmio

Cascavel: Cathia Petranski

Cianorte: Érica Romero

Francisco Beltrão: Vanessa Carneiro

Guaíra: Franciele Lopes

Paranavaí: Oyama Netto

Toledo: Fernanda Brasil

Umuarama: Daniela Boleta

EaD/Semipresencial: Cleber Relli

Medicina: Fabiana Borges

Strictu Senso: Pedro Henrique Marangoni