Umuarama: Unipar e Secretaria de Saúde promovem treinamento para identificar sinais de violência contra idosos

Publicado em 13 de Outubro de 2022 às 09:09

Ação alusiva ao Dia do Idoso (01/10) foi oferecida a agentes comunitários de saúde e enfermeiros

Na última semana, a Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama e a Secretária Municipal de Saúde, por meio do secretário Herison Cleick da Silva Lima e a diretora Simony Rodrigues Bernardelli Rosa, promoveram um treinamento para agentes comunitários de saúde e enfermeiros, sobre como identificar sinais de violência contra idosos. A ação foi alusiva ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro e está inclusa no Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES).

Na ocasião, os profissionais que abordaram o assunto em palestra foram, a médica geriatra Dra. Carla Dal Ponte e o psicólogo Michel Andrew Nogara.

Os temas tratados foram: violência doméstica contra a pessoa idosa, definição, panorama atual, tipos de violência; fatores de risco e sinais de alarme; contexto familiar na violência contra o idoso; redes de atenção à pessoa idosa em situação de violência; rastreamento e abordagem e prevenção da violência contra o idoso.

Também integraram a proposta, a enfermeira coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Jaqueline de Bortoli Shirabayashi, as enfermeiras coordenadoras da Estratégia Saúde da Família, Daiane Cortêz Raimondi e Roberta Giansante e as coordenadoras de programas da área da saúde, Ana Claudia Zanin e Rafaela Hasegawa.

Última atualização em 14 de Outubro de 2022 às 09:58