Umuarama: Mestrado em Ciência Animal prepara 6ª Mostra Científica

Publicado em 2 de Junho de 2011 às 11:36

Evento acontece nesta sexta e sábado. São 140 vagas e inscrição pode ser feita pela internet

A coordenadoria do mestrado em Ciência Animal da Universidade Paranaense – Unipar prepara sua 6ª Mostra Científica com programação voltada ao aprofundamento de conhecimentos. O evento acontece nesta sexta e sábado, na sala de vídeo central do Campus Umuarama. São disponibilizadas 140 vagas e profissionais da área, além de graduandos em Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Farmácia e cursos afins, estão convidados a participar.

A abertura será realizada na sexta, às 19h. A professora doutora da Universidade Estadual de Londrina, Kerlei Cristina Médici, é a convidada da noite para proferir a palestra ‘Diagnóstico Molecular e sua Aplicação na Saúde Animal’. Em seguida, um animado coquetel de confraternização promete momentos de integração entre os participantes.

No sábado, a programação continua com início às 8h. “Todos os palestrantes são nossos mestrandos”, informa a coordenadora da especialização, professora Daniela Dib. ‘Toxicologia ambiental: Contaminação do Solo e seus Reflexos na Saúde Animal’ será o tema proferido por Douglas Rossi Jesus. Em seguida, Leoni Kappes Ravagnani palestrará sobre ‘Salmonelose: Implicações na Saúde Animal e Saúde Pública’.

O dia continua com a palestra ‘Comparação da Ação dos Cloridratos de Xilazina, Detomidina e Romifidina na Sedação de Ovelhas, em Doses Calculadas por Meio de Extrapolação Alométrica, com Reversão pelo Cloridrato de Ioimbina’, ministrada por Felippe Azzolini. O mestrando Aguinaldo Nakamura encerra a manhã com a palestra ‘Terapia Contra a Anaplasmose Bovina’.

O período da tarde inicia com a palestra ‘Biossegurança na Pesquisa Científica’, proferida pela ex-aluna da especialização, a mestre Priscila Luiza Mello. Marcelo Marques abordará ‘Biologia, Conservação e Sanidade em Comunidades de Quirópteros’, seguido de Thiago Vilhena Leme com a palestra ‘Produtos Naturais como Potenciais Diuréticos: Mito ou Realidade’. A mestranda Meirielli Monique Piassa encerra o ciclo com a palestra ‘Aspectos Epidemiológicos e Etiológicos da Infecção Urinária em Fêmeas Suínas’.

A coordenadora, professora Daniela Dib, congrega todos a participarem. “Nosso mestrado tem diariamente esta oportunidade de integração com diferentes cursos, já que nosso corpo docente é formado por profissionais de diferentes áreas, porém com a Mostra Científica ficará consolidado esta integração, promovido pela apresentação das palestras, como também pela exposição de painéis expondo os trabalhos realizados por nossos mestrandos”, ressalta.