Umuarama: Mestrado em Ciência Animal é parceiro em campanha da Saau

Publicado em 11 de Outubro de 2011 às 11:24

Curso receberá doação de rações para a Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama

Incentivar atos de solidariedade também é a tônica dos trabalhos da Universidade Paranaense – Unipar. Diversas são as ações voltadas ao bem-estar da comunidade. Agora, o mestrado em Ciência Animal, Câmpus Umuarama, encabeça mais uma destas atividades. Com o apoio da direção geral e do Piae (Programa Institucional de Atenção aos Estudantes), o curso receberá doações para a Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama).

A campanha, que teve início em setembro, acontece até o final deste mês. “A Saau, presidida pela tão conhecida Dona Iracema, está precisando de nossa ajuda. É uma entidade que recolhe das ruas cães e gatos abandonados; são animais, pela situação de total abandono, (sem alimentação, água ou abrigo) suscetíveis a diferentes enfermidades, algumas delas transmissíveis ao homem”, apela a coordenadora do curso, professora Daniella Dib.

A docente explica que para colaborar com a entidade, o mestrado firmou parceria para pesquisa das enfermidades que acometem os animais, auxiliando no conhecimento da epidemiologia de determinadas doenças no município. “Vendo o trabalho desempenhado árdua e diariamente com estes animais, organizamos campanha de doação de ração para ajudar esta associação que tem, ao longo dos anos, se preocupado com a saúde dos animais abandonados da cidade e, indiretamente, com a sociedade em geral, tirando das ruas potenciais disseminadores de doenças”, pontua.

Para participar, basta doar um quilo de ração para cães ou gatos até o próximo dia 26 nos pontos de coleta, lotados no Hospital Universitário, na secretaria da pós-graduação, coordenadoria de cursos dos três Câmpus (Sede, II e III) e nas bibliotecas do Câmpus-Sede e III. Os estudantes que doarem ganham duas horas de atividades complementares (de ação social), necessárias para a obtenção de grau.