Umuarama: Curso de Enfermagem celebra Dia do Enfermeiro

Publicado em 17 de Maio de 2023 às 09:19

Fóruns de Egressos e Pedagógico marcaram as comemorações; futuro profissional, valorização e aprendizado nortearam as atividades da semana

Na Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, as comemorações do Dia do Enfermeiro foram celebradas de 08 a 12 de maio, com a Semana da Enfermagem: XX Fórum de Egressos e XX Fórum Pedagógico do curso. Acadêmicos, professores e enfermeiros estiveram envolvidos com as atividades.

De acordo com a coordenação, o objetivo foi “levar os alunos a repensarem os caminhos da futura profissão, fazer novos contatos, atualizar conhecimentos, promover o aprendizado e valorizar a Enfermagem e as pessoas que a consolidam, além de suas interfaces”, expôs a coordenadora, professora Kátia Biagio Fontes.

Nesta edição, a organização do evento foi conduzida por uma equipe composta por acadêmicos representantes das turmas de Enfermagem, que receberam suporte das professoras Amanda Nascimento Vasques e Kátia Biagio Fontes.

ATIVIDADES

Uma Feira de Saúde foi organizada no Pátio das Colunas (sede), e no Laboratório de Habilidades Médicas. Nela, havia várias estações com diferentes temáticas relacionadas à profissão: doenças transmissíveis, métodos propedêuticos, saúde da criança, urgência e emergência e aromaterapia na redução do estresse e da ansiedade.

Nas estações, os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar parte de seus conhecimentos com estudantes de cursos técnicos em Enfermagem, do Colégio Estadual Hilda Kamal, Instituto Adamantina e Senac, além do Técnico em Análises Clínicas e CEEBJA do Colégio Estadual CEPPAT. Os visitantes também conheceram o Complexo Laboratorial de Anatomia Humana da Unipar, algumas peças anatômicas orgânicas e sintéticas, bem como sua associação aos procedimentos de enfermagem.

Durante toda a semana, ainda estiveram presentes no evento vários egressos do curso de Enfermagem compartilhando suas experiências profissionais e discutindo com os acadêmicos a respeito de sua atuação profissional na área, entre eles, as enfermeiras Jaqueline de Bortoli Shirabayashi, coordenadora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Bruna Penteado Silva Gregolin, coordenadora do Instituto do Rim, Danusa Goin, chefe da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Transplantados do Hospital Norospar, Andreia Renata Alarcon, estomaterapeuta na clínica Excellence Care, Caroline Ferrari Fernandes, responsável pelo Ambulatório Médico de Especialidades do CISA Amerios (12ª Regional de Saúde) e Rafaela Naves, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Umuarama.

E, para encerrar a semana, houve uma confraternização, onde acadêmicos e professores se reuniram no Gringos Gastropub para comemorarem o Dia Mundial do Enfermeiro.

“Foi muito gratificante ver os nossos acadêmicos envolvidos nesta ação, exercendo seu papel social por meio da educação em saúde e, ao mesmo tempo, servindo de inspiração para que outros estudantes possam também almejar novos rumos por meio da educação”, finalizou Kátia.