Toledo: Ginásio de Esportes da Unipar sedia projeto Centro de Treinamento do Idoso

Publicado em 25 de Agosto de 2022 às 08:30

Parceria entre a Secretaria de Esportes e o curso de Educação Física rende bons frutos; idosos já têm competição agendada no litoral do Estado

Saúde e bem-estar na melhor idade. Há mais de cinco décadas, a Universidade Paranaense – Unipar tem como premissa proporcionar educação de qualidade à sociedade. Mas, a Instituição vai mais longe. Por meio de projetos e parcerias, promove, além do conhecimento, qualidade de vida. E seu alcance não tem idade.

Em Toledo, uma importante parceria é com a Secretaria de Esportes e Lazer, que mantém, desde 2013, o Programa Idoso em Movimento, que atende toda a população idosa nas políticas públicas de esporte e lazer. Neste ano, a Secretaria lançou o projeto Centro de Treinamento do Idoso, em parceria com a Unipar.

O encontro acontece todas às segundas e quartas-feiras, à tarde, no Ginásio de Esportes da Unipar. Segundo o coordenador do curso, professor Robson Recalcatti, no espaço são ofertadas diversas modalidades esportivas, como vôlei gigante, handebol adaptado, tênis de mesa, dominó, baralho, vôlei no escuro, basquete reloginho, peteca, xadrez, entre outras.

A diretora do departamento de Idosos do município, Márcia Franciele Spies, destaca que o objetivo do projeto é fomentar práticas esportivas e de lazer gratuitas, voltadas à promoção da saúde, melhoria qualidade de vida e da capacidade funcional. À frente das atividades estão os técnicos desportivos do município e estagiários do curso.

Segundo Márcia, essa parceria estreita os laços com a pesquisa: “O CTI é um laboratório de pesquisa para os acadêmicos dos cursos que a Universidade oferece, aproxima a instituição da comunidade, abre as portas para pessoas que talvez não teriam acesso, e oferece um espaço seguro, amplo, adaptado, onde os idosos podem frequentar sem dificuldades”.

E agradece: “A Unipar tem sido parceira não só no quesito estrutura, mas também nas relações humanas, de acolhida dos nossos idosos”.

Competições

Além da qualidade de vida, o projeto visa também às competições esportivas. Os integrantes do CTI estão se preparando para os jogos de integração dos idosos (de 26/8 a 1/9) em Guaratuba, onde disputarão com mais 43 municípios do Estado as modalidades que treinam no CTI.

Nos próximos dias, também disputarão a Copa Cresol de Vôlei Gigante, com os naipes masculinos e femininos. E torneios e jogos com equipes da região. O objetivo futuro é realizar os jogos regionais do idoso em Toledo, integrando os municípios que fazem parte do Oeste.