TI: Área se mostra promissora e demanda por profissionais é cada vez maior

Publicado em 10 de Junho de 2022 às 09:44

Unipar oferece cursos de tecnologia para carreiras em espaços diversificados do mercado de trabalho

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, existem atualmente no Brasil, cerca de 12 milhões de desempregados. Na maioria das vezes, há oportunidades e falta mão de obra qualificada.

Na área de Tecnologia da Informação (TI), a situação não é diferente, já que de acordo com dados da Associação das Empresas de Tecnologia (Brasscom), existe muito mais demanda do que pessoas para suprir. E a área desponta, se mostrando cada vez mais promissora. Prova disso, está no fato de que no ano passado (2021), foram gerados quase 200 mil empregos ligados à TI.

A pandemia também intensificou o cenário, sendo que muitas empresas investiram em aplicativos de compras para se manter no mercado. Todo esse crescimento apresenta alguns efeitos, como o aumento nos salários de quem já é especialista na área e até mesmo vagas para quem tem pouca experiência.

Diante dessa valorização do setor de TI, publicações recentes apontam os principais cargos para trabalhar: Desenvolvimento de software, Design, Aplicações e integração de sistemas, Big data, Segurança/Governança, Liderança executiva para área de TI, e Infraestrutura/Cloud/Help Desk/Redes.

O fato é que o mercado está aquecido e com chances de crescimento. De olho nesse panorama, em Cascavel a Unipar investe na graduação e projeto pedagógico na área de TI, ofertados nas modalidades presencial (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e EAD (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Big Data e Inteligência Analítica, Ciência de Dados, Desenvolvimento Mobile, Gestão da Tecnologia da Informação, Jogos Digitais, Sistemas de Informação e Sistemas para Internet).

Além de carreiras variadas e remuneração atrativas, a área tem outros diferencias: aulas ativas, possibilidade de estágio desde o primeiro dia de aula, integração com o mercado de trabalho, formação abrangente com diversas opções de especialização. Na Unipar você encontra, ainda, um Centro Tecnológico para agregar muita prática à sua formação.