TFC: Estudantes de Engenharia Civil expõem trabalhos em pré-banca

Publicado em 18 de Setembro de 2020 às 15:00

Ao todo foram 29, avaliados por professores e profissionais convidados

Muita tensão, mas também muitas boas expectativas, marcaram o primeiro evento de TFC (Trabalho Final de Curso) do curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra. Nessa pré-banca, realizada por videoconferência, 29 trabalhos passaram pela avaliação dos professores.

Os temas foram diversos, como resíduos da construção civil, dimensionamentos de estruturas e sistemas fotovoltaicos, comparação de sistemas construtivos, análise de plataforma BIM, recuperação de estruturas com fibra de carbono e verificação de conformidade de sinalização de aeroporto.

Todos os trabalhos foram orientados pelos professores Jorgelino Santana, Eduardo Vedovetto, Mariana Natale, Thiago Biaca e Vanda Lupepsa, que é a coordenadora do curso. Todos fizeram parte da banca avaliadora, que também contou com a presença de dois convidados, a professora Lais Juchem e o engenheiro civil João Possobom Rigobello.

“Tudo ocorreu com tranquilidade e sem maiores dificuldades! Os alunos fizeram um ótimo trabalho”, elogia a coordenadora. É que pelo fato de a exposição ter sido remota, os professores ficaram apreensivos. “Mas no final deu tudo certo! Pudemos observar que tivemos mais público nesse formato do que presencialmente”, reitera.

Em sua maioria, o público foi constituído por alunos dos anos anteriores e até mesmo de outras unidades da Unipar; também amigos e familiares dos acadêmicos se conectaram para prestigiar as apresentações. “Isso nos deixou bastante contentes”, arremata a coordenadora.