TeleLab: Estudantes de Enfermagem fazem capacitação em testes rápidos

Publicado em 9 de Setembro de 2020 às 16:00

O curso do Ministério da Saúde tratou da coleta de amostras para realização do diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis

Estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, participaram da capacitação em Testes Rápidos no site do TeleLab (de 24 a 28/08). O objetivo foi instruir as alunas a obter o diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

Elas assistiram a aulas teóricas on-line sobre coleta de amostras para detecção de IST’s, como HIV, hepatite B e C e sífilis. Depois, fizeram uma prova, para obter o certificado, que foi também o passaporte para a próxima fase: uma sessão de aulas práticas no Pronto Atendimento do Câmpus da Unipar, onde coletaram sangue dos pacientes, com a supervisão da enfermeira Thainá dos Santos.

O TeleLab é um programa de educação permanente do Ministério da Saúde que disponibiliza cursos gratuitos, on-line, para profissionais da área. Os cursos do programa têm certificação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem da Unipar, professora Daniele Garcia, o TeleLab foi uma oportunidade de possibilitar que as acadêmicas pudessem aprimorar seus conhecimentos e desenvolver suas habilidades. “Agora só resta a conclusão da capacitação na Secretaria Municipal de Saúde”, avisa, elogiando o bom desempenho das suas alunas.

Uma delas, Rosimeire de Souza, confirma: “O curso foi produtivo tanto na teoria quanto na prática, e nos mostrou que é importante o aprimoramento das nossas habilidades para passar segurança ao paciente e para prestarmos um serviço de melhor qualidade”.