Tecnologia: Alunos desenvolvem projeto inovador na área

Publicado em 2 de Setembro de 2021 às 14:00

Proposta que utiliza inteligência artificial foi inscrita no projeto de extensão Inovatech

O projeto Synapse nasceu de uma demanda de alunos dos cursos de tecnologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidades de Toledo e Cascavel (modalidades presencial, semipresencial e EAD), que se inscreveram no projeto de extensão Inovatech.

De acordo com o professor Fernando Rigo Botelho, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os acadêmicos buscavam um desafio para aplicar os conhecimentos, construir alguma solução real e ao mesmo tempo, divulgar a área de tecnologia, chamando a atenção das pessoas com algo diferente.

Após uma série de discussões em grupo, ficou definido que, para isso, utilizariam o recurso de reconhecimento de imagens de inteligência artificial, criariam um quiz, com o diferencial de responder às perguntas com gestos das mãos, além de uma aplicação para cadastrar perguntas e salas de perguntas. “Os acadêmicos passaram a trabalhar no projeto utilizando diversas tecnologias e gerenciando o projeto pelo GitHub e GitProjects. Todos os encontros foram remotos, via Google Meet”, explicou o professor.

O resultado foi o desenvolvimento de uma aplicação em fase beta, que contém uma página de internet, onde o usuário cadastra as perguntas, a resposta correta e cria as salas de perguntas e uma página de internet onde o respondente acessa, informa o código da sala e acessa as perguntas. “As perguntas vão aparecendo uma por uma e para responder, o usuário deve estar com a câmera aberta e fazer o gesto indicado em cada alternativa. O sistema reconhece o gesto e armazena a resposta atribuindo uma pontuação. Ao final, exibe o resultado do respondente”, relatou.

Para integrar tudo isso, foi feito um serviço que recebe as informações das duas páginas, armazena em banco e aplica as regras definidas.

Os alunos ainda produziram um resumo e um vídeo explicativo, para publicar no 1º Salão de Extensão da Unipar, evento agendado para o mês de outubro. “Foi um projeto audacioso dos alunos, no qual puderam integrar diversas tecnologias, como inteligência artificial, por meio da biblioteca TensorFlow do python, React, Java com API REST, servidor Wildfly e banco MySQL, além do GItHub, Git projects e Google Meet, para gerenciar o projeto. Eles foram extremamente dedicados no desenvolvimento deste projeto”, finalizou Fernando.

PARTICIPANTES DO PROJETO

. Professor Fernando Rigo Botelho (Coord. Projeto Inovatech)

. Gabriel Felipe Bello (Acad. Análise e Desenvolvimento de Sistemas –Presencial)

. Lucas Cardozo (Acad. Engenharia da Computação – Semipresencial)