TCC: Estudantes de Engenharia Civil concluem o ano com sucesso

Publicado em 16 de Dezembro de 2020 às 15:00

Foram cerca de 30 apresentações, a maioria baseadas em problemas reais da cidade de Guaíra

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é a chance do estudante pôr à prova tudo o que aprendeu dentro e fora das salas de aulas. Para os alunos de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, esse já é um desafio concluído. Foram cerca de 30 exposições realizadas pela última turma.

Diversos temas foram apresentados, a maioria, desenvolvidos a partir de problemas reais do município. Segundo os professores da banca, os estudantes os surpreenderam com a riqueza, aprofundamento e qualidade das pesquisas apresentadas.

Os assuntos mais discutidos entre os TCC’s foram segurança do trabalho, comparativos construtivos, tecnologias em materiais inovadores, projetos de hidrovias, sistemas de reaproveitamento de águas entre outros.

Para a coordenadora do curso, professora Vanda Zago Lupepsa, é satisfatório quando se é observado que uma turma chegou até o final da formação com tamanho empenho e dedicação, alcançando uma ótima qualidade nos trabalhos. “Isso mostra o quão a formação dos nossos alunos foi completa e consistente”, ressalta.

A professora acrescenta dizendo que o processo de pesquisa foi tão excitante que vários estudantes já estão pensando no futuro, procurando pós-graduações e mestrados, para dar continuidade aos seus estudos.