Talento Unipar: Curso de Processos Gerenciais atrai empresários

Publicado em 24 de Julho de 2020 às 16:00

José Bráz, proprietário da Karícia Moda Íntima, e Hércio Correia, da Ótica Ademar, encontraram na Unipar motivação, além das oportunidades de atualização e ampliação dos conhecimentos

Nesses quase cinquenta anos de história, a Universidade Paranaense sempre prezou pelo ensino de excelência, formando profissionais diferenciados e motivados para encarar os desafios do mercado de trabalho com firmeza e perseverança. Muitos deles, com perfil de empreendedor, preferem montar o próprio negócio ou administrar a empresa da família.

É o caso do empresário José Bráz Ribeiro, diretor da Karícia Moda Íntima, empresa de Cianorte que fabrica roupa íntima, fundada por sua esposa em 1996. Formado em Processos Gerenciais em 2009, ele viu na Unipar a chance de se reinventar profissionalmente.

“Depois de trabalhar por muitos anos na área de gestão numa empresa de móveis, em 2006 surgiu a oportunidade de gerenciar o financeiro da nossa empresa. Foi então que decidi buscar mais conhecimento entrando no curso superior”, afirma o ex-aluno, que também fez pós-graduação em Finanças e Controladoria. “Agradeço à Unipar por ter proporcionado a formação de que precisava para me tornar um empreendedor”, reconhece.

História parecida tem o empresário Hércio Correia de Oliveira. Depois de trabalhar por muitos anos como bancário, ele assumiu a direção da Ótica Ademar, fundada por seu pai e um dos irmãos em 1975. Em 2003, junto com o filho Ricardo, ele ingressou na Unipar, no curso superior em Tecnologia em Gestão Estratégica de Organizações.

“A universidade foi uma ferramenta importante de conhecimento e de discussões em torno dos objetivos do curso”, afirma o ex-aluno, que atualmente exerce também o cargo de presidente da ACIC (Associação Comercial e Empresarial de Cianorte).

“Há 20 anos meu filho se juntou a nós e foi se consolidando como peça fundamental na evolução da nossa empresa, que se acelerou à partir daí. Ele teve liberdade para implementar suas ideias e, com o tempo, foi colocando em prática novas modalidades de gestão”, ressalta o proprietário da Ótica Ademar. Ele avisa que nos próximos dias vão inaugurar uma segunda loja, “maior, mais moderna e bem confortável!”.

“No decorrer do curso nossos alunos desenvolvem habilidades empreendedoras, adquirindo conhecimentos e competências específicas na área de gestão de negócios que propiciarão um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Então, é gratificante observar a mudança comportamental e o destaque profissional dos nossos egressos”, afirma a coordenadora do curso de Processos Gerenciais da Unipar, professora Dieine Aparecida Cescon. “Estou convicta que nossa instituição, professores e colaboradores corroboram grandemente com a inovação empresarial. Para a coordenação, todos os ex-alunos serão lembrados com carinho, admiração e respeito”, completa.

Gestão em banco

Também formado em Processos Gerenciais, o ex-aluno da Unipar, Rodrigo Cezar Bione, seguiu por outro caminho. Antes mesmo da graduação, ele começou a trabalhar no banco Itaú, onde está até hoje. Atualmente, ele exerce o cargo de gerente.

“Não foi fácil chegar até aqui. O mercado de trabalho tem muita concorrência e por isso a constante busca por capacitação tem que fazer parte dos nossos objetivos”, diz o profissional, que também cursou pós-graduação na Unipar.

“Lembro-me de uma aula sobre empreendedorismo durante a especialização. Daquele dia em diante minha vida mudou, pois comecei a empreender mais, dentro e fora do banco”, afirma, elogiando a Unipar.

“Lá fiz grandes amigos; a Unipar possui uma estrutura muito boa, com profissionais dedicados, capacitados e presentes. Graças aos cursos que fiz, me tornei não só um profissional melhor, mas também uma pessoa melhor”, orgulha-se.