Suicídio: Enfermagem adere à campanha Setembro Amarelo e conscientiza em palestras

Publicado em 26 de Setembro de 2019 às 16:00

Assunto foi trabalhado também com distribuição de mensagens motivadoras expostas em banners, folders, cartazes e cartões

O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense, Unidade de Guaíra, também aderiu à campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo propor reflexões, conscientização e prevenção contra o suicídio. Iniciada em 2015, a campanha é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

A campanha foi realizada por estagiárias do 5º ano do Pronto Atendimento Ambulatorial de Enfermagem (PAAE). Dentro da Unipar, as futuras enfermeiras distribuíram folders e cartões aos estudantes com mensagens voltadas à prevenção do suicídio.

Na semana de prova, o grupo também colocou balões nas portas das salas de aulas e banner e placas no hall de entrada da Universidade, que alertavam sobre a importância de conversar com aqueles que estão passando por momentos de tristeza, angústia e desânimo. Em outra ação, as alunas ministraram palestras sobre o assunto para professores, acadêmicos e funcionários da Unipar.

A iniciativa foi também levada para fora da Universidade, com palestras ministradas em escolas municipais e colégios estaduais de Guaíra e os municípios de Mundo Novo e Eldorado, ambos do estado vizinho de Mato Grosso do Sul. No total, em torno de 1.200 pessoas foram alcançadas com a campanha de prevenção.

“O suicídio é um assunto que para muitos ainda é difícil falar, outros não querem nem ouvir sobre. Mas é necessário quebrarmos tabus e trabalharmos de forma temática e educativa, levando mensagens e palavras de valorização da vida”, disse a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Daniele Garcia de Almeida, que organizou a campanha em conjunto com a direção da Unipar.