Suicídio: Curso de Enfermagem adere ao Setembro Amarelo

Publicado em 1 de Outubro de 2020 às 11:00

Estudantes decoraram a Unipar para replicar a mensagem da importância do autocuidado e valorização da vida

Com a pandemia da covid-19 e o distanciamento social, o índice de depressão e ansiedade tem aumentado, o que provocou muitos debates enfatizando a importância da prevenção desses males psicológicos com a campanha Setembro Amarelo.

Na Universidade Paranaense muitas ações cumpriram este objetivo. Uma delas foi realizada pelo curso de Enfermagem da Unidade da Unipar em Guaíra, sintonizada com a campanha nacional e anual de valorização da vida e prevenção ao suicídio.

Durante todo o mês a Unipar ficou decorada em tons de amarelo [cor da campanha]. Os futuros enfermeiros foram criativos nos detalhes [usaram bexigas, girassóis e post-it’s] e nos recadinhos de motivação que espalharam por todo o Câmpus.

“Você é especial”, “Você é forte” e “Você não está só” estavam entre as frases mencionadas. A que chamou mais a atenção foi escrita em um cartaz: “Aqui atrás tem algo muito especial e valioso que você deverá zelar eternamente!”. No verso do cartaz estava escrito a palavra ‘você’ anexada a um espelho, com a intenção de promover o incentivo ao autocuidado.

Sob a orientação da enfermeira Paloma Thainá, a equipe do projeto também atuou em momentos de interação com todos os acadêmicos da Unipar, de forma presencial e virtual, ressaltando os propósitos da campanha.

Via Google Meet, os vídeos educativos foram transmitidos também para colégios do município. Teve ainda um momento de cantoria, com as alunas interpretando ‘Pausa’, da cantora Vicka, nas Unidades Básicas de Saúde do município.

A coordenadora do curso, professora Daniele Almeida, comemora os resultados da campanha. Segundo ela foi um sucesso: “Estamos muito felizes por saber que o curso de Enfermagem sempre inova em suas campanhas; desta vez as equipes se superaram”.

Ela elogia também o cuidado que tiveram em relação às normas de prevenção à covid-19. “Mesmo com o distanciamento social, nós conseguimos cumprir essa missão com excelência e atingir os objetivos que esperávamos”, ressalta.

Em relação ao tema, a coordenadora diz que é imprescindível o debate na universidade: “O suicídio é um assunto que para muitos ainda é difícil falar, outros não querem nem ouvir a respeito, mas é necessário quebrarmos tabus e trabalharmos de forma temática e educativa, levando mensagens e palavras de valorização da vida”.