Sistemas de Informação: Famílias assistem à mostra de trabalhos em Fórum

Publicado em 13 de Setembro de 2019 às 16:00

O evento contou também com a presença de egressos, que foram os avaliadores da competição entre as turmas

O curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense, Unidade de Paranavaí, realizou com expressivo público seu ‘15º Fórum Pedagógico’, um dos eventos mais esperados do ano pelos estudantes [em 5/9]. A pauta de atividades combinou apresentações e debates sobre estudos de diversos temas relevantes da área em forma de competição.

O evento uniu todas as turmas e contou o apoio dos pais e outros parentes dos acadêmicos na plateia. A comissão organizadora também convidou egressos para avaliar os trabalhos, feito pelas equipes, com supervisão de professores.

As palestras foram apresentadas por acadêmicos das quatro séries: o primeiro ano abordou o tema ‘Home oficce’; o segundo, ‘Automação residencial’; o terceiro, ‘Profissões do futuro, qual será o futuro?’; e o quarto, ‘Impacto das linguagens multiplataformas’.

Os acadêmicos foram avaliados pela criatividade no emprego de recursos computacionais, originalidade, capacidade de chamar atenção do público e a postura durante a apresentação. O 3º ano foi a equipe vencedora, por cumprir todos os requisitos. Mas, segundo a coordenadora do curso, professora Claudete Werner, “ao final todos saem vencedores por terem dedicado um tempo expressivo para adquirir conhecimento”.

Ela conta que o Fórum Pedagógico promove “uma competição saudável, produtiva, mas muito acirrada entre os acadêmicos”. E lembra que isso é uma tradição no curso: “Todas as séries querem ganhar, por isso, ao longo de vários meses, os acadêmicos capricham na elaboração do material para a apresentação; e os jurados também entram no clima, criando uma expectativa grande para poder atuar como avaliadores ao mesmo tempo em que relembram as emoções de quando fizeram parte do evento como apresentadores, o que me leva a reafirmar que, nessa disputa, não há perdedores”.

Criar situações de interação e de debate multidisciplinar é a proposta maior do Fórum, assim como a de disseminação dos objetivos do projeto pedagógico, esta direcionada principalmente para os alunos do primeiro ano, para que conheçam melhor o curso que escolheram para sua formação.

Outra meta, segundo ela, foi levar os acadêmicos a obter um maior conhecimento de atuação no mercado de trabalho.  “Mais uma vez, nosso Fórum superou as expectativas; foi um sucesso!”, comemora.

E acrescenta: “Os acadêmicos se comprometeram antes e durante o evento, participando de todas as atividades para o dia da apresentação, como a pesquisa científica do tema, as entrevistas com profissionais da área, a elaboração do roteiro de teatro para a abordagem e a preparação do material. Foi bonito de ver!”.

Fórum Pedagógico – O que é

O Fórum Pedagógico é um encontro para discutir temas relevantes do curso de Sistemas de Informação. A cada ano, são elencados quatro temas que abordam o processo de ensino/aprendizagem e atuação profissional nas diversas áreas da informática. Estes temas são escolhidos de acordo com a proposta pedagógica do curso. A escolha dos temas é feita em reuniões do colegiado do curso e acadêmicos.  A apresentação dos temas fica por conta dos acadêmicos.

Outros objetivos

Criar oportunidades para o desenvolvimento de habilidades necessárias para se atingir a competência desejada no desempenho profissional e realizar ações, associando o currículo acadêmico com o desenvolvimento das atividades realizadas no decorrer do curso, estão no rol de objetivos do Fórum. E mais: permitir que o futuro profissional contribua para o alinhamento entre a tecnologia da informação e os objetivos organizacionais pelo viés de uma proposta metodológica interdisciplinar dos conteúdos que compõem o currículo do curso de Sistemas de Informação.

Como foi a classificação

Atento às disputas, o colegiado do curso de Sistemas de Informação coloca na ação muita seriedade na apuração dos resultados, realizada por um sistema computadorizado, desenvolvido pelos acadêmicos.

“Isso porque se trata de um momento de muita atenção, expectativa e animação. A leitura das notas é motivo de muita empolgação por parte dos professores e alegria pelos acadêmicos”, conta a professora Claudete.

Agradecimento

O colegiado do curso de Sistemas de Informação da Unipar em Paranavaí agradece os egressos que aceitaram o convite para avaliar os trabalhos apresentados. São eles: Alexandre Araujo, Bruno Zavattiere Cardoso, Camila Pereira Padilha, Emerson Schulze, Erickis Silva De Almeida, Guilherme Barbieri De Oliveira, Gustavo Henrique Rocateli Teixeira, Isadora Rodrigues, Jessica Loana Brito Santana, Murilo Frederico Teixeira, Nathália Carlos De Freitas, Pedro Romão Gonzaga Soares, Vitor Hugo Dos Santos Souza e Wagner Rogério Leva.