Sistema de Informação: Estudantes apresentam pesquisas na Mostra Científica

Publicado em 19 de Setembro de 2019 às 16:00

Neste ano estão sendo desenvolvidos 32 trabalhos; 11 são projetos técnicos científicos com softwares que atendem as necessidades específicas de empresas da região

O curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, realizou sua 18ª Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica (em 4/09). O evento fez parte da programação da 21ª Seinpar (Semana de Informática de Paranavaí).

Os trabalhos apresentados pelos alunos do 4º ano em forma de painel são resultados das atividades práticas do estágio supervisionado. “Esse estágio tem o objetivo de permitir ao nosso aluno colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do curso no desenvolvimento das atividades para a solução de problemas reais na área de informática, complementando, dessa forma, a formação profissional”, explica a coordenadora do curso, professora Claudete Werner.

Ela afirma que neste ano estão sendo desenvolvidos 32 trabalhos, sendo que 11 são projetos técnicos científicos com softwares que atendem as necessidades específicas de empresas da região.

“Os softwares resultantes destes trabalhos são desenvolvidos com tecnologias de ponta, como Java, Typescript, Angular 7, Spring, PHP, Javascript, Android e IOS (Apple)”, ressalta Werner, enfatizando que é notória a diversidade dos ramos de atividades que estes softwares atenderão. “Podemos destacar os ramos de gerenciamento comercial e industrial, comércio atacadista, comércio varejista, gestão de eventos, gestão de igrejas, entre outros”.

Segundo ela, a pesquisa científica ganhou um grande impulso nos últimos anos na Unipar. Atualmente estão sendo desenvolvidos 21 trabalhos nas áreas de Arquitetura de Software, Teste de Software, Moeda Digital, Robótica, Automação, Seguranças de Computadores, Desenvolvimento Mobile, Arquitetura De Sistemas De Computação, Banco de Dados, entre outras.

As apresentações na Mostra Científica demostram aos alunos do curso aquilo que vem sendo produzido no estágio supervisionado. “Diante da responsabilidade de conscientizar e motivar nossos acadêmicos para que busquem o perfil profissional que o mercado de trabalho exige, julgamos de grande relevância a apresentação desses resultados e a divulgação para os demais colegas de graduação”, conclui a coordenadora.