Sistema de Informação: Curso aplica metodologias ativas no ensino acadêmico

Publicado em 22 de Maio de 2019 às 14:00

Ferramentas foram usadas no Workshop de Informática, com os estudantes fazendo sugestões de melhorias e apontando pontos positivos e negativos dos TCCs do ano passado

Na Universidade Paranaense – Unipar uma das principais missões é preparar o acadêmico para ser um diferencial na área que ele escolheu como profissão. Atento a esta premissa e ciente do seu papel de prestar um ensino cada vez mais voltado para a excelência, o curso de Sistemas de Informação da Unidade de Paranavaí, está investindo cada vez mais nas metodologias ativas.

Exemplo disso foi o Workshop de Informática, que aconteceu recentemente. O evento reuniu egressos que apresentaram seus TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso), que mais tarde foram utilizados como objeto de estudo para fundamentação dos debates realizados posteriormente, no qual participaram os estudantes de todas as series.

O auge da atividade foi o momento da apresentação das reflexões dos trabalhos, em que os acadêmicos fizeram sugestões de melhorias dos projetos, apontando pontos positivos e negativos. A participação dos professores foi necessária, pois na função de orientadores puderam sanar as dúvidas dos alunos, o que deu um caráter de entrosamento e comprometimento de todos os docentes.

“Eles analisaram cada trabalho de forma minuciosa, de maneira que conseguiram enxergar os erros nos TCC’s dos ex-alunos. Nós como professores ficamos impressionados com os resultados e a maturidade de seus apontamentos”, afirma a coordenadora do curso, professora Claudete Werner, ressaltando que os métodos tradicionais de ensino já não conseguem mais atender as expectativas dos acadêmicos.

“As metodologias ativas de aprendizagem propõem desafios a serem superados pelos graduandos. E um deles é esse, o de aperfeiçoar a autonomia individual e uma educação capaz de desenvolver uma visão do todo”.

Ainda segundo ela, as metodologias ativas possibilitam trazer o acadêmico para o centro da discussão, sendo ele o responsável pela construção do seu conhecimento. “Com isso ele tem a possibilidade de ocupar o lugar de sujeito na formação deste conhecimento, colocando o professor como facilitador e orientador desse processo”.