Simpósio de Psicologia compartilha vivência do Hospital Juquery

Publicado em 18 de Outubro de 2023 às 11:18

Obra conta a história do maior hospital psiquiátrico do país, narrada pelo olhar de um sobrevivente

Temas diversos foram abordados no 20º Simpósio de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. Todas as noites foram abrilhantadas por apresentações da Escola de Música Pais e Filhos. A abertura foi com Daniel Navarro e Walter Farias, que apresentaram o livro O capa-branca: de funcionário a paciente de um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil.

Navarro é jornalista e escritor da obra, e Farias é sobrevivente, testemunha ocular da história do Juquery. A história conta do incêndio no Juquery, em 2005, tornando cinza os prontuários com registros de pacientes que passaram por lá desde 1952, e suas histórias: “Mais de 150 mil pessoas sumiram”.

“Parece um passado remoto, mas que ainda está presente na nossa realidade, quando achamos que a solução para as pessoas que estão com algum transtorno psiquiátrico ou doença mental é a exclusão. Se a gente não conhece nossa história, a gente repete o erro, e isso vira uma tragédia”, enfatizou.

Segundo Navarro, para a área da saúde é um aprendizado: “Muita gente serviu de cobaia, muitas técnicas e até medicamentos evoluíram; esperamos que esses equívocos não se repitam hoje, e que a luta antimanicomial possa se tornar, além de uma chama no coração, uma instituição”.

Entre os demais convidados, a professora Gabriela de Conto Bett, apresentou sua tese de doutorado, que versa sobre negligência familiar; como foi a construção, não só em termos metodológicos da pesquisa, mas sua história de vida acadêmica desde a graduação.

“O tema é algo com o que eu me deparo no meu trabalho como psicóloga no Tribunal de Justiça e que incitou a proposta da tese de doutorado”, conta.

A programação também trouxe para discussão a psicologia organizacional. Representando a Relicário, Alessandra Hendges pontuou os desafios do psicólogo no ambiente de trabalho para uma atuação voltada à estratégia da organização, voltada à saúde do trabalhador, participando mais ativamente das decisões da empresa e fazendo ações que de fato ajudem na saúde do trabalhador.

Quem também compartilhou suas práticas na área de cooperativa foi a psicóloga Kelly Leite, explorando “como é a nossa relação com o trabalho, como a gente tem ressignificado essa relação, se é possível separar vida pessoal de vida profissional”.

Além das palestras, temas importantes foram abordados em minicursos, como psicologia escolar, psicologia hospitalar, transtorno do espectro autista.

O evento também contou exposição de livros da Psi Testes. E, ainda, com uma noite cultural – ‘Arte na Pizzeria’. Docentes e acadêmicos fizeram apresentações de música, teatro, poesia, dança, pintura, desenho, performance e muito mais.

Última atualização em 18 de Outubro de 2023 às 11:33