Setembro Amarelo: Unipar de Guaíra adere à campanha com ações do curso de Enfermagem

Publicado em 27 de Setembro de 2022 às 08:23

Conscientizar e propor reflexões acerca do assunto, valorizando a vida, esteve entre as atividades realizadas pelos alunos do 2º, 4º e 5º ano

Neste mês de setembro, o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Guaíra, realizou a campanha Setembro Amarelo de maneira interdisciplinar, envolvendo os alunos do 2º, 4º e 5º ano, por meio das disciplinas de Estágio de Saúde Pública, Psicologia e Saúde e Saúde Mental e Psiquiatria.

Dados epidemiológicos no mundo todo, têm mostrado um aumento considerável da taxa de prevalência do suicídio, contudo, segundo a Organização Mundial de Saúde, 90% destes casos poderiam ser evitados, se houvesse mais prevenção. Este foi o objetivo do curso de Enfermagem, na realização de atividades de prevenção e orientação para alunos, professores e funcionários da instituição.

Como a campanha Setembro Amarelo tem como objetivo falar, conscientizar e propor reflexões e ações para a prevenção ao suicídio e valorização da vida, foram feitas orientações, sinalizando a importância do assunto e de falar a respeito, correio do bem, com frases de motivação e de ajuda para acadêmicos e também para estudantes do ensino médio, além da dinâmica do abraço na entrada da Universidade.

Os alunos de Enfermagem também passaram nas salas de aula de todos os cursos, levando informação e acolhimento aos colegas. “Nesta campanha queremos mostrar aos nossos estudantes que cada um é importante em sua especificidade, que devemos refletir e valorizar sobre a importância da vida e olhar com carinho, cuidado e atenção o sofrimento do outro, sem julgamentos”, ressaltou a professora Marileisa Barbosa, que organizou a campanha em conjunto com a psicóloga Janaína Vendrusculo e a enfermeira Paloma Thainá Queiroz e Silva.

“Falar sobre o suicídio contribui para que as pessoas que estão passando por problemas difíceis busquem ajuda e entendam que a vida sempre será a melhor escolha”, concluiu a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Daniele Garcia de Almeida Silva.