Setembro Amarelo: Cursos da saúde promovem ações de acolhimento

Publicado em 21 de Setembro de 2021 às 08:00

Psicologia e Enfermagem fizeram bilhetes de afeto, podcast, árvore dos pensamentos positivos e caixa do desabafo; ainda haverá Sarau de Poesias

Há 7 anos, a campanha Setembro Amarelo acontece nacionalmente, tendo em vista que o dia 10 é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O mês é voltado à reflexão de ações de conscientização e de acolhimento ao sofrimento existencial.

Nesse sentido, a Universidade Paranaense – Unipar/Cascavel desenvolveu atividades diferenciadas para os alunos. O curso de Psicologia disponibilizou um mural de bilhetes com frases de afeto e com divulgação do projeto plantão psicológico, que acontece no Centro de Psicologia Aplicada, de terça a sexta-feira.

O foco é lembrar que a sua saúde mental importa e inspirar cada um a cuidar de si com zelo. Outra atividade que está programada é o Sarau de Poesias, nesta sexta (17), pela turma do 5º ano.

Também com foco na prevenção e promoção de saúde, o curso de Enfermagem fez alusão à campanha. A ação foi proposta para o 3º e 4º ano, respectivamente, nas disciplinas de saúde mental e psiquiatria I e saúde mental e psiquiatria II, ministradas pela professora Camila Sales Ribeiro.

Os alunos elaboraram vídeo/podcast sobre prevenção ao suicídio e divulgaram nos grupos do curso. Também foram desenvolvidas outras atividades: caixa do desabafo para o 1º ano (onde os alunos puderam escrever seus anseios e angústias de forma anônima ou expor seu desejo por atendimento psicológico). Ainda entregaram um bombom com recadinho.

Os acadêmicos também fizeram uma árvore dos pensamentos positivos no corredor da Enfermagem. Já para o terceiro e quarto ano teve uma dinâmica com balões.

Confira os horários do plantão psicológico:

Terça – 15h às 17h;

Quarta – 16h às 18h – 17h15 às 19h15;