Setembro Amarelo: Ações do curso de Psicologia levam prevenção e consciência sobre o valor da vida

Publicado em 6 de Outubro de 2022 às 09:07

Atividades do Plantão de Atendimento Psicológico (PAP) chegaram às comunidades interna e externa

Neste mês de setembro o curso de Psicologia da Universidade Paranaense - Unipar/ Umuarama, realizou diversas ações em prol da conscientização e valorização da vida e prevenção ao suicídio.

O Centro de Psicologia Aplicada (CPA) oferece o Plantão de Atendimento Psicológico (PAP) como uma modalidade de serviço oferecido às comunidades interna e externa. Os atendimentos são realizados pelas acadêmicas Amanda Cordeiro Angelo, Beatriz Pascutti Martins, Isabela Brandani Cruz, Isabela Françozo e Rafaela Varandas Silva (5º ano), sob a orientação da psicóloga responsável técnica, Silvileny D. P. Neves. Os serviços do PAP são oferecidos ao longo do ano de forma gratuita, basta entrar em contato com o CPA e solicitar o agendamento.

Nestes meses de setembro e outubro, este projeto se envolveu com as ações do Setembro Amarelo levando rodas de conversa aos colégios Elite (alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental), Geração Cima (alunos do 3ª ano do Ensino Médio) e Programa Mãe Paranaense (mulheres que são referenciadas neste serviço). O projeto ainda se fez presente no Shopping Palladium, com um espaço exclusivamente montado para fornecer orientações ao público que passava pelo local. Essas rodas de conversa aconteceram com música e reflexões sobre a valorização da vida.

De acordo com a psicóloga Silvileny, “é preciso criar espaços para falar sobre a vida e sobre sofrimento e saúde mental, com intuito de um fortalecimento dos vínculos e do olhar para si, orientando as pessoas de que elas não estão sozinhas e que devem buscar por ajuda sempre que necessário”.

A ação leva, também, informações sobre a rede de apoio à saúde mental e as formas de procurar ajuda. As Unidades Básicas de Saúde de cada município representam a porta de entrada para toda a rede SUS (Sistema Único de Saúde) de atendimento em Saúde Mental.

“Ativando uma rede de apoio e suporte emocional é possível acionar possibilidades para se encontrar e reencontrar, respeitando sua história pessoal, seu contexto de vida e a fase de desenvolvimento em que se encontra”, concluiu a psicóloga.