O serviço atende diferentes demandas psicológicas dentro das linhas de extensão relacionadas a desenvolvimento humano, direitos individuais e coletivos
O Serviço-Escola de Psicologia (SEP) da Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Umuarama, atendeu 210 pacientes ao longo de 2025. O serviço integra as atividades de extensão do curso de Psicologia e envolve acadêmicos em estágio supervisionado.
Neste ano, 120 estudantes participaram das atividades práticas, sob orientação direta dos docentes. O SEP dispõe de sete salas de atendimento, sendo três voltadas ao público infantil.
O serviço atende diferentes demandas psicológicas dentro das linhas de extensão da Unipar relacionadas a desenvolvimento humano, direitos individuais e coletivos, segurança pública, pessoas com deficiências e terceira idade. O acompanhamento ocorre com uma consulta semanal, mediante disponibilidade.
A psicóloga psicóloga Beatriz Pascutti Martin, destaca que as ações seguem normas profissionais e passam por supervisão contínua dos orientadores. “Os atendimentos ocorrem sempre com orientação de um professor. Cada caso passa por discussão ao término das sessões, o que garante regularidade e conduta adequada”, afirma
O SEP também mantém articulação com órgãos e instituições públicas. “O SEP estabelece articulações com a rede para atender demandas específicas. Em 2025, desenvolvemos projetos com o Serviço de Atendimento à Pessoa, Delegacia da Mulher e o Centro Judiciário”, comenta Beatriz Pascutti. As ações variam conforme os projetos de estágio definidos anualmente.
Os atendimentos ocorreram no Campus III, Bloco 5, 3º andar, na Avenida Tiradentes, 3240, Jardim Paraíso. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h. O interessado deve agendar triagem pelo telefone (44) 3621-2834, disponível também via WhatsApp, ou presencialmente no endereço informado. No atendimento inicial, o usuário ou responsável apresenta documento com foto para cadastro. A cobrança segue critérios de acessibilidade financeira, com possibilidade de isenção conforme análise individual.
Última atualização em 14 de Novembro de 2025 às 16:05