Serviço da Clínica Escola de Nutrição do campus de Francisco Beltrão ultrapassa 500 atendimentos no ano

Publicado em 24 de Novembro de 2025 às 09:05

Espaço funciona desde 2005 e já cadastrou mais de 9 mil pessoas em quase duas décadas de atuação

Desde 2005, a Clínica Escola de Nutrição da Universidade Paranaense (Unipar), em Francisco Beltrão, atua como um espaço de promoção da saúde e formação prática dos futuros nutricionistas. Em quase 20 anos de funcionamento, mais de 9 mil pessoas já foram cadastradas e atendidas pelo serviço.

Somente neste ano, já foram realizados cerca de 500 atendimentos. O público atendido inclui crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e atletas, com prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Os atendimentos são individualizados e envolvem reeducação alimentar, nutrição esportiva e acompanhamento de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e alergias alimentares. A clínica realiza ainda exames de bioimpedância, que permitem análise da composição corporal, considerando gordura, massa magra e água.

A estrutura conta com consultórios e um Laboratório de Educação Nutricional, onde são desenvolvidas oficinas nutricionais, principalmente com crianças e escolas do município. Nesse espaço, os participantes aprendem a preparar alimentos saudáveis.

O serviço é aberto à população, com valores reduzidos e possibilidade de gratuidade em parcerias com instituições como Apae, CRAS, Prefeitura de Francisco Beltrão e Marreco Futsal. Os pacientes chegam por demanda espontânea, encaminhamentos do SUS, indicação de acadêmicos de outras áreas de estágio e ações comunitárias de promoção à saúde.

Mais recentemente, a Clínica Escola ampliou o formato de atendimento e passou a oferecer Telenutrição, utilizando Tecnologias da Informação e Comunicação para consultas a distância, ampliando o acesso da população à assistência nutricional sem comprometer a qualidade e a segurança do serviço.

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição, professora Indiomara Baratto, a participação em projetos de extensão “enriquece o conhecimento dos acadêmicos, permitindo aplicar na prática os conteúdos aprendidos em sala de aula e agregando valor à formação profissional”. Ela destaca que “a vivência real de atendimento traz benefícios tanto ao estudante quanto à comunidade”. De acordo com a docente, “a Clínica Escola tem papel fundamental na promoção da saúde e na educação alimentar”.

Os atendimentos são realizados por acadêmicos do curso, supervisionados por profissionais, o que contribui para o desenvolvimento técnico e ético dos futuros nutricionistas.

A acadêmica estagiária Milena Calçada de Freitas relata que a experiência tem consolidado sua escolha profissional. “O projeto contribuiu significativamente para reafirmar a escolha do curso de graduação que realizei. Por meio dele, tive a oportunidade de participar de consultas nutricionais, bem como de colaborar na elaboração de cardápios e e-books direcionados. Essa experiência tem me preparado de forma consistente para a atuação em ambiente clínico, além de favorecer o desenvolvimento da consciência crítica quanto às condutas adequadas no exercício profissional, especialmente nos estágios finais do curso”, afirma.

Serviço Clínica-Escola de Nutrição
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Endereço: rua Antônio de Paiva Cantelmo, nº 2000, Bairro Industrial, anexo à Unipar – Campus Francisco Beltrão
Agendamentos: (46) 3520-2808