Seminário Internacional Sobre Direito Humanos

Publicado em 21 de Novembro de 2019 às 09:00

A professora Tereza Vieira, docente do Mestrado em Direito Processual e Cidadania e dos cursos de graduação em Direito e Medicina, todos na UNIPAR ,palestrou na abertura do III SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM DIREITOS HUMANOS, JURISPRUDÊNCIA E CIDADANIA LGBTQI+, realizado em Aracaju-SE, nos dias 12 e 13 de novembro nas dependências da Universidade Tiradentes (UNIT), no Auditório Padre Arnóbio de Melo.

O acontecimento foi patrocinado pela OAB e Escola Superior da Advocacia de Sergipe. Além de Dra Tereza Rodrigues Vieira, participaram como convidados Adelia  Moreira Pessoa, Silvia Pérola, Acácia Lelis, Marina Ganzarolli, Valdilene Martins, José Robson de Barros, Michele Seixas, Sabrina Cardoso e Tamara Adrian.

Além da conferência de abertura “Acesso à justiça das crianças e adolescentes transgêneros” no dia 12, Dra Tereza Vieira também palestrou no dia 13 sobre “Pessoas trans adultas: conquistas jurisprudenciais e novos desafios”. Também apresentou oralmente o artigo científico “A    luta     pelo     reconhecimento     da igualdade entre casais heterossexuais   e   homoafetivos   e   o filme “Amor por Direito”, o qual escreveu em co-autoria com Dra Valéria Silva Galdino Cardin (UNICESUMAR e UEM) e outro, elaborado com o acadêmico do curso de Direito Alexandre César Rodrigues da Silva, intitulado “O direito à felicidade e a construção da homoafetividade  no  filme  “Me  chame pelo seu nome”.

Todos estes temas fazem parte do projeto de Iniciação Científica que Dra Tereza Vieira desenvolve junto à UNIPAR intitulado “Bioética e Cinema: dilemas morais que envolvem a saúde e o direito na cinematografia”.

Este III Seminário, conforme declarou Edinalva Monteiro, organizadora do evento, “Consistiu em promover o diálogo entre o Brasil e outros países com programas e iniciativas relevantes de aprimoramento legislativo e avanço jurisprudencial, fortalecendo organizações de direitos humanos, sociedade civil e do setor privado”. Na ocasião também houve o lançamento da obra TRANSGÊNEROS, coordenada pela Dra. Tereza Rodrigues Vieira e com prefácio da jurista Maria Berenice Dias, grande referência nacional e internacional nas questões LGBTQA+.

“Volto satisfeita do evento, pois consegui dialogar com profissionais, professores e alunos e demonstrar o estágio atual da temática em nosso país, apresentando o nível da pesquisa que nós desenvolvemos com o apoio da UNIPAR”, declarou Dra Tereza Vieira.