Momento foi pensado para homenagear o Dia do Enfermeiro e contou com Aula Magna, Fórum Pedagógico e Cerimônia de Passagem da Lâmpada
Dos dias 12 a 14 de maio, ocorreu na Universidade Paranaense, campus Cascavel, a Semana Especial de Enfermagem, um momento pensado em alusão ao Dia do Enfermeiro (12/05) e também para diversificar a rotina e a forma como o conteúdo acadêmico é entregue aos alunos.
A programação do primeiro dia foi com uma Aula Magna, voltada para práticas avançadas em enfermagem, bem como, o que vem mudando na profissão e quais as perspectivas de futuro.
Já no dia 13, ocorreu o XIX Fórum de Enfermagem, organizado pela Liga Acadêmica do curso, em formato de mesa redonda. Diversos egressos da Unipar, especialmente aqueles que hoje ocupam cargos de liderança, participaram do momento e trouxeram histórias de suas respectivas vivências práticas, além de conselhos para os futuros profissionais e os desafios enfrentados na área. “Esse momento foi muito importante para que os alunos vejam que, muito do que é trabalhado em sala de aula, é possível, é viável, para que eles não fiquem apenas na perspectiva de que é teórico. A enfermagem é muito prática”, explica a coordenadora interina do curso, Daisy Rodrigues.
Por fim, no dia 14, ocorreu a XI Cerimônia de Passagem da Lâmpada, um rito de passagem, em que os professores entregam a lâmpada aos alunos do 5º ano do curso. “Este gesto simboliza a transmissão do conhecimento científico, do compromisso ético e do cuidado sistematizado que são a base da Enfermagem. Para os formandos, esse momento representa não apenas o encerramento de uma etapa, mas o reconhecimento de sua dedicação, crescimento e responsabilidade diante da profissão que escolheram”, destaca Rodrigues.
A cerimônia, além de um momento emocionante para os alunos, tem fundamentação histórica, pois honra o trabalho realizado pela enfermeira Florance Nightingale, que ficou conhecida como “Dama da Lâmpada”, visto que, durante sua atuação na Guerra da Crimeia, cuidava dos feridos utilizando uma lâmpada, sendo Florance o símbolo da enfermagem moderna. Neste dia, os familiares dos formandos foram convidados a participar da cerimônia.
Como uma forma de fortalecer o conhecimento, os alunos do 1º semestre são os responsáveis por organizar a cerimônia, por meio das disciplinas de Enfermagem no Contexto Histórico Social e Extensão I. “É emocionante ver o brilho nos olhos de cada aluno, tanto dos que iniciam sua trajetória quanto dos que estão prestes a concluí-la”, finaliza a coordenadora.
Para a acadêmica do 1º período Vanessa Santos, a Semana de Enfermagem contribuiu para confirmar que a escolha do curso foi correta: “Aprender com quem é mestre na área é gratificante, agregou muitos valores como ir além da assistência técnica e proporcionar um cuidado mais humanizado, valorizar o paciente como um indivíduo, suas necessidades e suas escolhas. Isso envolve atitudes como oferecer suporte psicológico, compreensão e respeito, e o que eu mais achei incrível é que eu devo sim me posicionar e questionar quando não sentir segurança ou ver erro na prescrição. Entender que a enfermagem não é só profissão e sim amar o que a profissão exerce mesmo fora da zona de conforto”.
Última atualização em 19 de Maio de 2025 às 08:27