Semana Acadêmica destaca técnicas da Enfermagem

Publicado em 1 de Novembro de 2022 às 08:35

Evento congregou palestras, minicursos e roda de conversa com temas diversos

O calendário da Universidade Paranaense – Unipar cumpriu mais um evento científico, a Semana Acadêmica da Enfermagem, em Cascavel. Palestras, minicursos e roda de conversa contemplaram a programação, promovendo troca de conhecimentos e integração.

A abertura foi com a enfermeira estomaterapeuta Cláudia Gobbi, que atentou para ‘A importância da assistência de Enfermagem nos cuidados e reabilitação do paciente com estoma’. Sua fala contextualizou o que é um estoma, qual o cenário atual de estomias no Brasil e no mundo, quais são as causas, os tipos de estomia e quais são os cuidados pré e pós-operatório que o enfermeiro generalista precisa saber para atuar no mercado de trabalho.

Outro convidado foi o enfermeiro Tarcísio Lordani, que apresentou evidencias da Literatura que comprovam ‘A utilização da laserterapia pelo enfermeiro’. “O objetivo é mostrar as possibilidades que o enfermeiro pode ter para atuar, não só no tratamento de feridas, que é a área mais conhecida, mas todas as outras vertentes, como para dor, tratamento de processos inflamatórios, correção de fraturas, parte estética, entre outras”, enfatizou.

A programação especial contemplou, também, roda de conversa com docentes enfermeiros, compartilhando experiências sobre a docência em Enfermagem.

Muitos outros temas específicos foram trabalhados em minicursos: Auriculoterapia, ministrado pela professora Daisy Rodrigues; centro cirúrgico, com o enfermeiro Gabriel Portes; coleta de exames laboratoriais, com a professora Caroline Leite; emergências obstétricas, com a enfermeira Elisiane da Silva; Enfermagem Forence, com o enfermeiro Ricardo Santo; Enfermagem Militar, com a sargento Sabrina do Prado; RCP NEO, com a enfermeira Aline Domingues; e Word Café, com a professora Camila Ribeiro.

Simultaneamente, em mais uma noite de evento, os acadêmicos participaram de outros minicursos: Autismo – origens, abordado pelo neurologista Dr. Icaro Bertechine e a enfermeira Charlise de Oliveira; Enfermagem no cuidado do idoso com mobilidade reduzida, com a professora Vanessa Rossetto; RCP adulto, com a enfermeira Daiana dos Santos e Francielle Correa; Simulado – transferência de paciente Translife, com os enfermeiros Antônio Correa; e Terapia com ventosas, com a professora Daisy Rodrigues.