Foram três dias de evento, com atividades práticas e a realização da tradicional competição da Charrete
Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Cascavel, participaram da Semana Acadêmica, um período pensado para contribuir com os conteúdos vistos em sala de aula e, também, fortalecer a criatividade dos alunos.
Pelo segundo ano consecutivo, a Semana foi realizada na D’Angelis Mega Store, com o objetivo de levar os acadêmicos para um ambiente externo ao da Universidade. “Escolhemos fazer na loja, porque é o ambiente do qual o arquiteto terá um maior contato após graduado”, explica a então coordenadora do curso, Deborah Paciornik.
Durante a primeira noite de evento, realizada numa sexta-feira, os alunos participaram da tradicional competição da Charrete. “Cada grupo deveria criar um personagem/cliente fictício e projetar um espaço na loja, e executar o projeto utilizando os móveis disponíveis. Foi uma experiência muito bacana, tanto para os alunos, quanto para nós professores, porque essa foi a primeira vez que eles puderam realmente ver esse projeto pronto”, destaca a coordenadora.
A Charrete é um evento bastante esperado do curso, onde os alunos passam a noite em um concurso de projetos. Essa competição teve origem na França no século XIX, na Escola de Belas Artes, e tem esse nome, porque uma charrete passava na casa dos alunos para buscar os projetos.
Já na segunda noite, foi feita uma “Conversa de Sofá”, com arquitetos e empresas do ramo da arquitetura, construção, mobiliário planejado e moda, que conversaram sobre a conexão do passado e futuro na arquitetura e design. Na última noite, foi realizado outro talk, sobre memória e inovação na arquitetura e como os profissionais de hoje devem trabalhar para se destacar, também com nomes conhecidos e renomados no mercado.
Além disso, os alunos da 5ª série desenvolveram uma atividade, como parte da disciplina de “Objeto e ambiente”, onde eles deveriam criar um personagem e escolher uma atmosfera para o ambiente. Cada grupo ficou responsável por um ambiente: dormitório, living, e sala de jantar com hall.
A semana ocorreu nos dias 10, 16 e 17 de outubro.
Resultado da Charrete
O resultado da Charrete foi divulgado no mês de novembro, utilizando os critérios de avaliação: conceito e identidade do projeto; relação com a loja e seus produtos; desenvolvimento técnico do projeto e execução e ambientação final.
E equipe vencedora foi a “Vanguarda”, que contou com 8 integrantes, sendo acadêmicos do 2°, 3° e 4° períodos. O projeto dos alunos teve como proposta realizar a ambientação de um flat, localizado na capital paulista, voltado para um homem solteiro na casa dos 30 anos. “O sentimento de receber o resultado foi muito satisfatório para nós, porque sabemos que conseguimos atender a demanda do projeto e atender a expectativa do nosso cliente em apenas uma madrugada, que durou das 19h às 8h30”, destaca o acadêmico Vitor Augusto da Silva.
Além de Vitor, compuseram a equipe: Hanayzi Carraro, Isabela Pellegrini, Kauan Santos, Letícia Lorenzini, Marco Antônio Duarte, Nicoly Buchinger e Patricia Maciel.