Seis acadêmicos de Ciências Contábeis da Unipar Toledo são aprovados em Exame de Suficiência do CFC

Publicado em 26 de Maio de 2025 às 09:15

Exame faz parte dos critérios para obter o Registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade

Seis acadêmicos do 7º período do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Toledo foram aprovados no Exame de Suficiência do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), um critério para a obtenção do registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

O registro é exigido para os profissionais da área. De acordo com o Coordenador do Curso, Henrique Adriano de Sousa, a preparação dos acadêmicos para esse momento, combina a base teórica, professores qualificados (mestres, doutores e profissionais atuantes no mercado), atividades práticas e o incentivo constante ao estudo direcionado à prova e ao mercado de trabalho.

“As aprovações obtidas por alunos que ainda nem concluíram o curso são altamente representativas. Elas demonstram que os conteúdos e metodologias adotadas pela Unipar estão alinhados às exigências do Conselho Federal de Contabilidade, antecipando a maturidade acadêmica e profissional dos estudantes. Esses resultados reforçam a credibilidade e a excelência do ensino ofertado, posicionando a Universidade como referência na formação de contadores capacitados para o mercado”, destaca Henrique.

As alunas Caylle Cavalieri Alves Camilotto e Eloá Vitória Rocha de Andrade estão entre as aprovadas. Ambas destacam que a rotina de estudos para o Exame envolveu refazer provas anteriores, porém o conteúdo apresentado em sala de aula foi um importante protagonista para a êxito.

“A Unipar nos preparou desde o início da graduação, pois além de explicar o que era, os professores nos apontaram o quanto iria agregar em nossas carreiras. Desde o quinto período, nós tivemos disciplinas que abordavam o exame e, dentro da grade delas, fazíamos questionários com perguntas de treinamento, além dos professores sempre tirarem nossas dúvidas, técnicas e sociais”, enfatiza Caylle. Ela conta também que, desde o 1º período, atua em um escritório de contabilidade e atualmente faz parte da equipe de sistemas fiscais e contábeis.

Já Eloá explica que participou também de uma aula de revisão de Contabilidade Facilitada no dia anterior ao exame. “Todos os conteúdos cobrados no exame foram abordados em sala de aula pelos professores da universidade, o que foi essencial para a resolução e o entendimento das questões”. Atualmente ela trabalha em um hospital, no setor de custos contábeis.

Alunos aprovados – além de Caylle e Eloá, também foram aprovados os alunos: Bruno Medim Tomé, Heloisa Fernanda Rosa, Luanna Carolina Neves, Renata Piana Ramos

Última atualização em 27 de Maio de 2025 às 11:36