Saúde do homem é foco da campanha Novembro Azul

Publicado em 1 de Dezembro de 2022 às 09:03

Colaboradores da Universidade assistiram à palestra sobre câncer de próstata e importância dos exames básicos de saúde

O mês de novembro é dedicado especialmente à conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Com esse intuito, a Universidade Paranaense – Unipar adere, todos os anos, à campanha Novembro Azul. Em Toledo, os colaboradores tiveram uma palestra reforçando o autocuidado.

O assunto foi apresentado pela técnica de Educação em Saúde do Sesc, Georgett Zancanaro. Segundo dados apontados, o número de mortes de homens supera ao de mulheres. A justificativa está relacionada aos hábitos de vida não tão saudáveis, como a maior ingestão de álcool e o tabagismo, além do fato de os homens deixarem de fazer os exames de rotina.

Entre os exames essenciais, a palestrante destacou o de glicose, colesterol, triglicerídeos e pressão arterial, além de avaliação do risco de doenças cardiovasculares e prevenção do câncer de próstata. Também defendeu a prática de atividade física regular.

Georgett frisou a importância de priorizar o autocuidado todos os meses do ano, não somente durante a campanha. “O foco é prevenir doenças e preservar a saúde. Queremos alertar para que os exames preventivos estejam sempre em dia e que haja mudança de hábitos, o que irá contribuir para a melhora da saúde do homem”, disse.

A educadora possibilitou, ainda, que os convidados refletissem como se veem aos 80 anos de idade e afirmou: “Valorizem o autocuidado, pois as escolhas de hoje vão impactar nesse futuro”.