Salas de aulas do curso de Arquitetura e Urbanismo ganham colorido especial

Publicado em 24 de Julho de 2023 às 09:14

Rio de Janeiro ilustra a primeira pintura de projeto; em breve, outros grandes cenários da arte estarão estampados na Unipar

‘Vamos transformar nossas paredes em arte?’. Tema inspira projeto executado por acadêmicos da 5ª série do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel.

A proposta de pintura nas salas de aula foi lançada pela coordenação do curso e direção de Unidade, permitindo aos acadêmicos transformar seus espaços, reforçar a identidade do curso e demonstrar um pouco do trabalho dos arquitetos.

'Arquitetura, paisagismo e arte da cidade do Rio de Janeiro' foi o primeiro tema retratado, por ser o Rio de Janeiro a 1ª Capital Mundial da Arquitetura, reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas). E o poema de Carlos Drummond de Andrade deu vida a esse projeto: ‘O Rio de Janeiro virou flor. Nas praças, nos jardins dos edifícios, no Parque do Flamengo nem se fala: é flor, é flor, é flor’.

A entrega da sala aconteceu há poucos dias e foi prestigiada pelo diretor, professor Raphael Sahd, a coordenadora, professora Deborah Paciornik, e estudantes do curso. Os responsáveis pelo trabalho foram os acadêmicos Alana Keila Perdigão, Bruna Carolina, Danielly Peleck, Heloisa dos Santos, Luana Hang, Julia Vitoria e José Souza Junior.

Segundo Deborah, a atividade demandou muita pesquisa e estudo, aprofundando conhecimentos sobre a história da arquitetura e principais estilos da arte - Moderno, Art-Déco, Contemporâneo, Neoclássico, Colonial. E, ainda, a reflexão: Por que pintar? “Aguardem, os novos espaços; uma releitura de lugares históricos e artísticos do país”, contou.