Revistas científicas da Unipar publicam mais de 1.300 artigos em 139 edições

Publicado em 29 de Setembro de 2025 às 18:18

Periódicos da universidade abrangem diferentes áreas do conhecimento, seguem critérios de qualidade e utilizam DOI para garantir visibilidade e rastreabilidade das pesquisas

Há mais de duas décadas, as revistas científicas da Universidade Paranaense (Unipar) já contabilizam mais de 139 edições publicadas, com uma média de dez artigos por edição, consolidando-se como instrumentos de disseminação de pesquisa acadêmica e aproximação do conhecimento com a sociedade. Os periódicos abrangem diferentes áreas do saber, incluindo Saúde, Medicina Veterinária, Educação, Ciências Humanas, Ciências Empresariais e Direito, assim oferece espaço para pesquisadores e estudantes validarem, preservarem e tornarem acessível a produção intelectual.

No total, as revistas da Unipar oferecem mais de 1.300 artigos, estruturando um conjunto de publicações que apoiam a pesquisa acadêmica, garantem a difusão do conhecimento e fortalecem a presença da universidade no meio científico.

Entre os periódicos, a AKRÓPOLIS – Revista de Ciências Humanas publicou até 2024 32 volumes, com média de dez artigos por número e dois números por volume. A EDUCERE – Revista da Educação alcançou 25 volumes até 2025, mantendo dez artigos por número e dois números por volume. Os Arquivos de Ciências da Saúde registram 29 volumes até 2025, com média de 35 artigos por número e três números por volume. Os Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia contabilizam 28 volumes até 2025, com dez artigos por número e dois números por volume. A Revista de Ciências Jurídicas e Sociais também publicou 28 volumes até 2025, com dez artigos por número e dois números por volume. Por fim, a Revista de Ciências Empresariais alcançou 25 volumes até 2024, com média de dez artigos por número e dois números por volume.

A publicação de estudos de qualidade contribui para a atração de novos pesquisadores, elevação do padrão das pesquisas e projeção da instituição em cenários científicos nacionais e internacionais. A coordenadora de Pós-graduação Stricto Sensu e Pesquisa da Unipar, professora Daniela Dib, destaca que “um dos principais diferenciais das Revistas Científicas da instituição está na adoção de padrões de excelência acadêmica”.

Segundo ela, todas as publicações seguem critérios rigorosos de qualidade e utilizam o DOI (Digital Object Identifier), identificador digital único que garante maior visibilidade, rastreabilidade e perenidade aos artigos. Além disso, cada revista disponibiliza em sua página as bases de dados e os indexadores nos quais está inserida, ampliando o alcance e a credibilidade das produções.

O responsável pela diagramação, Marcos Antonio Ribeiro Pereira, afirma que as revistas representam mais do que simples veículos de divulgação. “São a materialização do compromisso da Universidade com a pesquisa, a inovação e o avanço do conhecimento, contribuindo significativamente para a formação de novos pesquisadores e para o desenvolvimento da ciência no país”, afirma.